Close

04. agendar e vender pacotes recorrentes

Pacotes mensais, também chamados de clubinhos

Muito utilizado para clientes fiéis que pagam vários banhos juntos, em forma de pacote pré ou pós pago.


Vídeo de fev/2021 mostra como agendar pacotes mensais (existem novas funcionalidades que não aparecem no vídeo):

Antes de lançar um pacote na agenda, você precisa cadastrar os pacotes pré pagos em  menu > cadastros > serviços. conforme explicado aqui. Procure cadastrar pacote como nome fácil e a quantidade de banhos dele, por exemplo “pacote 4 banhos pequeno porte”, desta forma facilita os agendamentos.

Agendar e vender um pacote #

1. Acesse menu > super agenda > agendamentos e clique no dia desejado ou clique em + agendar.

2. Preencha data e hora do primeiro banho.

3. Importante: clique no botão pacote, clique em qtde e frequência e preencha quantidade de banhos e frequência.

4. Selecione o cliente e o pet, lembrando que é um animal por agendamento/ pacote. Se o cliente possui mais de um pet, deverá agendar e receber cada um separadamente.

5. Na aba serviços, selecione o serviço previamente cadastrado com preço de pacote fechado e coloque qtde 1, altere o valor se negociou preço diferenciado com este cliente.

6. Importante: pode adicionar outros serviços agora, mas ao salvar serão replicados em todos os banhos. Portando se quiser incluir serviços adicionais apenas em alguns banhos e não em todos, não adicione agora. Depois de finalizar e gerar o pacote base, com o serviço que faz parte de todos os banhos, abra o agendamento do dia desejado para incluir serviços individualmente. Se incluir serviços cobrados à parte, pode receber e diferença no próprio dia que incluir ou se preferir, pode incluir o valor no preço total do pacote.

7. Se o cliente estiver comprando produtos também, adicione os produtos na aba produtos, mas estes produtos serão salvos somente neste primeiro dia.

Se for “pré pago”:

8a. Adicione a forma de pagamento e salve.

Se for “pós pago”:

8b. Adicione a forma de pagamento, escolha forma “programado” e adicione. Em seguida, altere o “vencimento” para o dia que o cliente prometeu pagar e situação para “aberto” ou “agendado”, como preferir. Se precisar pode alterar depois.

9. Então salve o agendamento e Pronto! Todos agendamentos foram gravados com os detalhes e serviços selecionados igualmente em todos eles.

O pagamento total aparece somente no primeiro agendamento. Os demais dias ficam sem valor, pois ficam vinculados ao primeiro agendamento com pagamento.

Cadastrar ou editar o cliente #

Se o cliente ainda não estiver cadastrado, clique no botão + novo acima do campo “cliente” que será redirecionado para a tela de cadastro, siga essas instruções.

Consultar um pacote agendado #

1. Opção 1: acesse menu > super agenda > agendamentos, clique no botão “mês”, filtre o campo “cliente”. Observe que facilita a visão de todos os banhos do pacote e no último um “P” na cor vermelha, se abrir este, verá um botão “renovar” pacote.

2. Opção 2: acesse menu > super agenda > agendamentos > lista, filtre o período que inclua todos os dias do pacote, filtre o “cliente”. Observe que deve aparecer todos os banhos do pacote e no último um “P” na cor vermelha com o botão “renovar” pacote.

Renovar um pacote #

Tanto dentro do último agendamento que aparece o “P” na cor vermelha, quando na visão de trabalho em lista, clicar no botão “Renovar”, que abrirá uma nova janela com todas as informações do pacote original preenchidas, dando sequência na data sendo necessário só programar o novo pagamento.

Agendamentos recorrentes à pagar por banho #

Praticamente deve seguir o mesmo procedimento acima, exceto pelo botão pacote que agora deve clicar em avulso, e o serviço que como não será pago de uma só vez, portanto você deve selecionar o serviço avulso (não pacote).

Também não precisa informar o pagamento, já que o cliente irá pagar por dia.

Enviar o relatório do pacote para o cliente #

Opção 1: abrir um dos agendamentos do pacote, clicar no botão whats > enviar pacote contratado.

Opção 2: acesse menu > super agenda > agendamentos > lista, filtre o período que inclua todos os dias do pacote, filtre o “cliente”, clique em ações > imprimir pdf, salve o arquivo para enviar para o cliente.

Alterar um pacote #

Quando a quantidade de banhos ficou errada, você precisa cancelar o pacote e lançar novamente com a qtde correta.

Se agendou para o dia errado, basta arrastar e soltar no dia correto, seguindo as instruções do tópico mais acima “como ver um pacote agendado, opção 1”.

Se o cliente faltou, você pode simplesmente remarcar também no dia que ele poderá vir. Evite utilizar a situacao “faltou” para banhos de pacote, pois como todos os banhos foram contratados, o cliente provavelmente ainda tem o direito de consumir e precisará remarcar da mesma forma.

Cancelar um pacote errado #

Opção 1: abra um dos agendamentos do pacote e clique em ações > cancelar pacote.


Importante: evite excluir um agendamento de pacote, pois isso pode afetar a contagem dos banhos. Como o cliente contratou todos os banhos, procure alterar a data ao invés de excluir. Caso a quantidade de banhos realmente mude, o ideal é cancelar o pacote todo e lançar novamente.


Créditos em serviços. Não agendar todos os banhos do pacote e guardar como crédito

Se você possui clientes que não sabem quando podem vir ou viajam muito, mas mesmo assim preferem deixar o pacote pago, você pode ativar a funcionalidade “créditos em serviços”. Este recurso agenda apenas o primeiro banho e guarda os serviços dos demais no cadastro do cliente para serem consumidos posteriormente, onde ao selecionar o cliente aparecerá um novo campo “Serviços com crédito”.

ATENÇÃO! Essa opção não permite trocar o serviço depois, o cliente terá que consumir o mesmo serviço pago e guardado. Antes de começar a utilizar este recurso dê uma olhada na fucionalidade Créditos em R$, que permite guardar créditos em valores para que o cliente possa consumir livremente em qualquer serviço ou produto e talvez seja mais apropriada para seu negócio.

Para ativar a funcionalidade “créditos em serviços”, acesse configurações > perfil de usuário, abra o perfil desejado e inclua a permissão “29”.

Como gerar um relatório dos pacotes ativos #

Acesse menu > super agenda > indicadores gráficos, filtre o período desejado, abra o tópico “pacotes ativos no período”.