Close

Abertura e fechamento de caixa

NOVIDADE: Na Super Agenda, você pode escolher se quer ou não trabalhar com caixa.

Como padrão não é obrigatório, mas se precisar tornar obrigatório, é simples:

Acesse Configurações > Perfil de usuário
E dentro do perfil respectivo, selecione a permissão “Permissão para abrir e fechar caixa na agenda”, pronto! A partir de então os usuários deste perfil serão obrigados abrir e fechar o caixa diariamente.

Obs: Para vendas de produtos no Frente de caixa é obrigatório.

Para usar o caixa:

-Abrir e fechar o caixa todo dia para lançar vendas/ pagamentos;
-Sempre escolher conta COFRE na abertura e no fechamento;
-Abertura com o valor que começa o dia de troco (fundo de caixa);
-Fechamento com o valor que aparecer em azul no quadro “Fechamento de caixa”.


Para realizar vendas no frente de caixa ou para lançar pagamentos na agenda, é necessário abrir o caixa todo dia.

Antes de começar a usar o Frente de caixa, é necessário selecionar a conta que o colaborador será responsável:

Acesse direto o cadastro do colaborador em Menu → Cadastros → Contatos. Caso a conta ainda não exista, cadastre em Menu → Cadastros → Contas financeiras.

Lembre: Cadastre uma conta financeira para cada usuário, para que cada um possa realizar as suas operações individualmente.

Abertura de caixa

Acesse → Menu → Vendas → Frente de caixa e clique em  + Abrir caixa. Selecione a conta que está vindo o dinheiro, preencha o valor e Confirme.

Importante! Abrir o caixa com a gaveta completamente vazia.

Se ERRAR o valor da abertura de caixa, feche com o mesmo valor errado e reabra com o valor correto.

Sangria/ Retirada

Você pode retirar valores em dinheiro do caixa durante o dia, clique em → + Ações Sangria/ Retirada. Selecione a conta para onde irá o dinheiro, preencha o valor e Confirme.

Entrada de caixa

Você também pode incluir valores em dinheiro do caixa durante o dia, clique em → + Ações Entrada de caixa. Selecione a conta que está vindo o dinheiro, preencha o valor e Confirme.

Fechamento de caixa

No fim do dia, você deve fechar o caixa, clique em → + Ações Fechar caixa. Selecione a conta para onde irá o dinheiro, preencha o valor e Confirme.

Importante! Fechar o caixa com a gaveta completamente vazia e não separar o valor de abertura, pois ele faz parte do total no caixa e em dinheiro.

Totais do fechamento de caixa

Se seu usuário tiver permissão para ver os totais do frente de caixa, você poderá visualizar detalhadamente as entradas do dia assim:

VENDAS HOJE

É a soma de todas as vendas do dia realizadas pelo menu Frente de caixa

AGENDA HOJE

É a soma de todos os agendamentos recebidos hoje no → Menu Serviços → Agenda de serviços, independente da data agendada.

TOTAL NO CAIXA

É a soma de tudo que entrou efetivamente na conta de responsabilidade do usuário conectado, que chamamos de Conta Caixa.

Este total é detalhado ao lado por tipo de documento selecionado como Dinheiro, Cartão, etc.

TOTAIS POR CONTA FINANCEIRA

Para recebimentos em carteira ou recebimentos pelo banco ou por fora do caixa.

Caso você tenha lançado pagamentos de outros tipos de documento em outras contas (utilizado para vendas à prazo ou ou recebimento por fora da gaveta), estes aparecerão separadamente em totais por conta selecionada, separados do Total no caixa e quando o cliente vier pagar, o acerto será pelo → Menu → Financeiro → Receitas, conforme explicado aqui.

Nestes totais só aparecem pagamentos PAGOS, ou seja, os pagamentos que tiverem situação diferente de pago, não aparecerão aqui e estarão visíveis só no → Menu → Financeiro → Receitas.

Também só são contabilizadas as entradas, sangrias/ retiradas não são contabilizadas nestes totais POR CONTA e devem ser analisados direto no financeiro ou no botão + Ações Lançamentos do dia.