Close

04. abertura e fechamento de caixa

Dica! Na super agenda você pode escolher se quer ou não trabalhar com caixa. Inicialmente é opcional, mas se precisar tornar obrigatório, é simples:

Acesse configurações > perfil de usuário > editar perfil, selecione a opção “permissão para abrir e fechar caixa na agenda”, clique em salvar e pronto! A partir de então os usuários deste perfil serão obrigados abrir e fechar o caixa diariamente para conseguir lançar pagamentos na agenda.

Obs: Para vendas de produtos no frente de caixa é sempre obrigatório.

O que é malote/ cofre? #

Entendemos que é importante saber quanto você tem no caixa, no banco e também em mãos que não é no caixa e nem no banco. Geralmente o valor que fechou ontem, que ainda não depositou, etc. Um local temporário entre o seu caixa e seu banco. Pode ser uma pasta ou uma pequena bolsa ou um envelope, enfim. Demos então o nome para esta conta de “malote/ cofre”. E você deve utilizar esta conta sempre que for abrir ou fechar o caixa, pois afinal o dinheiro não vai ou vem direto do banco, correto?! Utilize também esta mesma conta para quando fizer pagamentos com dinheiro do fechamento do caixa de ontem.

Como utilizar o caixa #

Resumo:

-Abrir e fechar o caixa todo dia para lançar vendas/ pagamentos;
-Sempre escolher conta “malote/ cofre” na abertura e no fechamento (local temporário entre sua gaveta e seu banco);
-Abertura com o valor que começa o dia de troco (fundo de caixa);
-Fechamento com o valor que aparecer em azul no quadro “fechamento de caixa”.


Antes de começar a utilizar o frente de caixa leia este artigo sobre cada pessoa ser responsável pelo seu caixa individualmente.

Abertura de caixa #

Acesse menu > vendas > frente de caixa e clique em abrir caixa, selecione a conta que está vindo o dinheiro, geralmente “malote/ cofre”, preencha o valor e confirme.

Importante! Abrir o caixa com a gaveta completamente vazia.

Se ERRAR o valor da abertura de caixa, feche com o mesmo valor errado e reabra com o valor correto.

Sangria/ retirada #

Você pode retirar valores em dinheiro do caixa durante o dia, clique em ações > sangria/ retirada, selecione a conta para onde irá o dinheiro, preencha o valor e confirme.

Despesas do caixa #

Se tiver permissão para lançar despesas, acesse menu > financeiro > despesas > nova despesa, utilizando o mesmo usuário do caixa, selecione principalmente na nova despesa a conta “caixa” para que o valor seja debitado dos seus totais do dia. A situação “pago” também é importante para aparecer no caixa.

Entrada de caixa #

Você também pode incluir valores em dinheiro do caixa durante o dia, clique em ações > entrada de caixa, selecione a conta que está vindo o dinheiro, preencha o valor e confirme.

Fechamento de caixa #

No fim do dia, você deve fechar o caixa, clique em ações > fechar caixa, selecione a conta para onde irá o dinheiro, preencha o valor e confirme.

Importante! Fechar o caixa com a gaveta completamente vazia (inclusive as moedas) e não separar o valor de abertura, pois ele faz parte do total no caixa em dinheiro.

Se ERRAR vá ao menu financeiro > extrato > transferência entre contas e transfira a diferença que faltou do “caixa” para o “malote/ cofre”.

Totais do fechamento de caixa

Se seu usuário tiver permissão para ver os totais do frente de caixa, você poderá visualizar detalhadamente as entradas do dia separadas por forma de pagamento e por contas financeiras. Nestes totais são contabilizados os lançamentos “pagos”, os “abertos” serão mostrados como “não recebidos”.

Fechamento só mostra os totais que entraram na conta “caixa”

Então para os pagamentos que você informar outra conta como “cartão crédito”, “cartão débito”, “banco itaú”, “pag seguro”, etc, vão direto para estas contas e não passam pelo caixa, portanto não são contabilizadas no total para fechamento.

Controle estes lançamentos fora do caixa gaveta direto no menu > financeiro > receitas, conforme explicado aqui.

Se tiver dúvidas sobre os totais, clique em lançamentos do dia, neste relatório são mostrados todos os lançamentos que foram contabilizados nos totais e caso algum total esteja errado, provavelmente algum lançamento desta lista foi lançado com a conta, forma ou situação errada.