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04. devoluções e trocas de vendas

Situação 1: Troca de produto no mesmo valor sem alterar a forma de pagamento e sem nova nota fiscal: #

1-Acesse menu vendas > pedidos de venda;
2-Pesquise e clique em editar;
3-Na aba Produtos, remova o produto devolvido OU altere a qtde se comprou mais de um e só está trocando um.
4-Salve e pronto, o produto foi devolvido ao estoque, o novo retirado e o pagamento original mantido.


Situação 2: Devolução total, inclusive pagamento e sem nota fiscal de devolução: #

Opção A: Cancelar a venda de hoje, direto no frente de caixa, clique no botão Ações/ Cancelar venda.

Opção B: Cancelar a venda de outro dia:

1-Acesse menu vendas > pedidos de venda;
2-Pesquise e clique em editar ;
3-Na aba pagamento, remova ou cancele o pagamento;
4-No campo situação altere para “cancelado”;
5-Salve e pronto, o produto foi devolvido ao estoque e o pagamento cancelado.


Situação 3: Devolução/ troca parcial com pagamento ou troco da diferença e sem nova nota fiscal: #

1-Acesse menu vendas > pedidos de venda;
2-Pesquise e clique em editar;
3-Na aba produtos, remova o produto devolvido OU altere a qtde se comprou mais de um e só está trocando um. Adicione o novo produto;
4a-Se tiver diferença para o cliente pagar, no botão forma de pagamento, adicione o pagamento da diferença para fechar o novo valor total;
4b-Se for devolver o troco, altere o pagamento original para o valor dos produtos comprados;
4c-Se for gerar crédito, altere o pagamento original para o valor dos produtos comprados. Em seguida, no cadastro do cliente, na aba créditos em R$, adicione o valor restante que poderá ser utilizado como desconto em próximas compras.



Situação 4: Devolução parcial com pagamento ou troco da diferença, COM nova nota fiscal de venda: #

1-Acesse menu vendas > pedidos de venda;
2-Pesquise e clique em editar ;
3-Na aba produtos, remova o produto devolvido OU diminua a qtde;
4-Na aba pagamentos ajuste o novo pagamento;
5-Lance a nova venda com os novos produtos e emita a nova nota fiscal normalmente.



Situação 5: Nota fiscal de devolução: #


1-Acesse menu vendas > pedidos de venda;
2-Pesquise e clique em ações > gerar devolução;
3-Na aba Produtos, deixe somente os produtos e quantidades devolvidas;
4-Na aba NFe, selecione a Natureza de operação correta (Peça ajuda para seu contador e se necessário configure no menu configurações > naturezas de operação), então salve;
5-Clique em ações > transmitir NFe;
6-Se for rejeitada, leia com atenção a mensagem que deve dizer o motivo da rejeição, para ser corrigida e pode tentar transmitir novamente.