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Devoluções e trocas de vendas

Situação 1: Troca de produto no mesmo valor sem alterar a forma de pagamento e sem nova nota fiscal:
1-Acesse menu VENDAS > PEDIDOS DE VENDA;
2-Pesquise e clique em EDITAR;
3-Na aba Produtos, remova o produto devolvido OU altere a qtde se comprou mais de um e só está trocando um.
4-Salve e pronto, o produto foi devolvido ao estoque, o novo retirado e o pagamento original mantido.


Situação 2: Devolução total, inclusive pagamento e sem nota fiscal de devolução:
Opção A: Cancelar a venda de hoje, direto no frente de caixa, clique no botão Ações/ Cancelar venda.

Opção B: Cancelar a venda de outro dia:

1-Acesse menu VENDAS > PEDIDOS DE VENDA;
2-Pesquise e clique em EDITAR;
3-Na aba PAGAMENTO, remova ou cancele o pagamento;
4-No campo SITUAÇÃO altere para CANCELADO;
5-Salve e pronto, o produto foi devolvido ao estoque e o pagamento cancelado.


Situação 3: Devolução/ troca parcial com pagamento ou troco da diferença e sem nova nota fiscal:
1-Acesse menu VENDAS > PEDIDOS DE VENDA;
2-Pesquise e clique em EDITAR;
3-Na aba Produtos, remova o produto devolvido OU altere a qtde se comprou mais de um e só está trocando um;
4a-Na aba pagamentos, adicione o pagamento da diferença para fechar o novo valor total;
4b-Se for devolver o troco, cancele o pagamento original e lance um novo.



Situação 4: Devolução parcial com pagamento ou troco da diferença, COM nova nota fiscal de venda:
1-Acesse menu VENDAS > PEDIDOS DE VENDA;
2-Pesquise e clique em EDITAR;
3-Na aba Produtos, remova o produto devolvido OU diminua a qtde;
4-Na aba Pagamentos ajuste o novo pagamento;
5-Lance a nova venda com os novos produtos e emita a nova nota fiscal normalmente.



Situação 5: Nota fiscal de devolução:
1-Acesse menu VENDAS > PEDIDOS DE VENDA;
2-Pesquise e clique em AÇÕES > GERAR DEVOLUÇÃO;
3-Na aba Produtos, deixe somente os produtos e quantidades devolvidas;
4-Na aba NFe, selecione a Natureza de operação correta (Peça ajuda para seu contador e se necessário configure no menu CONFIGURAÇÕES > NATUREZAS DE OPERAÇÃO). Então Salve.
5-Clique em AÇÕES > TRANSMITIR NFe.
6-Se for rejeitada, leia com atenção a mensagem que deve dizer o motivo da rejeição, para ser corrigida e pode tentar transmitir novamente.