Venda de balcão #
1. Acesse menu > vendas > frente de caixa.
2. Clique em + abrir caixa, preencha o valor da abertura, a conta origem deste dinheiro e confirme.
Passo a passo para abertura e fechamento de caixa.
3. Clique em + nova venda, inclua principalmente os produtos e pagamentos e clique em finalizar.
Pronto! Sua venda já foi concluída, o estoque consumido e os pagamentos já aparecem em menu > financeiro > receitas.
Você também pode aplicar descontos nos produtos ou no total da venda em R$ ou %.
Importante lembrar que o desconto será distribuído entre os produtos e em alguns casos que gerem casas decimais (valores quebrados), o sistema arredonda automaticamente.
Importante! Separar cartão de crédito e débito
No Sispet existe o campo “forma” com a opção “cartão crédito”, “cartão débito” , e depois de incluir o pagamento clicar na conta, e selecionar qual cartão passou, mas para separar “crédito” de “débito” você deve cadastrar como “conta financeira”. Assim conseguirá estipular as taxas de cada máquina.
Exemplo: Na venda escolhe forma: cartão, conta: crédito ou forma: cartão: conta: débito. Ou seja, sempre escolhe no campo “forma” a opção”cartão”, independente se é crédito ou débito e assim que incluir o pagamento, escolha no campo “conta” a opção desejada.
Experimente os pagamentos múltiplos, onde o cliente paga de várias formas diferentes, lançando um pagamento de cada vez até fechar o valor total da venda.
É possível escolher a conta e situação quando a Forma NÃO for Dinheiro. Isso serve para os casos de clientes fiéis que pagam à prazo em carteira.
Fiado (vendas à prazo): #
Quando o cliente não for pagar agora, escolha Forma: “Programado” e após incluir, altere a data de vencimento para o dia que o cliente prometeu pagar. Quando ele vier pagar, faça a baixa como Pago diretamente no menu financeiro > receitas, conforme explicado aqui
Venda à granel #
Você pode digitar o valor que está sendo pago no campo “preço total” e a “qtde” (peso) será recalculada automaticamente com base no valor unitário, exemplo:
Se a ração custa 7,00/Kg e o cliente pede R$ 10,00 em ração, digite 10,00 no campo Preço total e ao adicionar ou apertar TAB, verá que o campo Qtde será alterada automaticamente para 1,428. Mágico né?!
Passo a passo para produtos à granel ou fracionados.
Imprimir recibo (não fiscal) #
Para imprimir o recibo ou NFCe ou SAT, basta finalizar a venda e na lista aparecerão os botões disponíveis
CPF na nota fiscal consumidor (NFCe) #
Na na venda, basta preencher o campo “cpf” ao lado do campo cliente. Caso o cliente esteja cadastrado, todas as informações dele precisam estar corretas no cadastro para que a nota seja autorizada, inclusive os campos “regime” e “tipo icms” da aba “outros”
Desconto máximo #
Esta trava, não permite que o vendedor aplique um desconto maior do que estiver no cadastro do produto.
Sendo que, o desconto máximo considera o valor do cadastro e não o valor da venda, exemplo:
Produto A, preço de venda R$ 10,00, desconto máximo no cadastro 5%.
No momento da venda, poderá alterar o valor quanto quiser, desde que o mínimo NÃO seja menor que R$ 9,50.