Close

02. parametrizar financeiro

A parametrição principal do financeiro são as contas financeiras, onde você deve incluir suas contas bancárias e financeiras.

Exemplo: Itaú Empresa,  Itaú particular, Pasta de cheques, Cofre, Gaveta do caixa do João, Gaveta do caixa da Maria, Débito Stone, Crédito Stone e assim por diante.

Então se você desejar cadastrar novas “formas de pagamento”, é aqui que pode cadastrar.

1. Acesse menu > cadastros > contas financeiras e observe se alguma das contas pré existentes podem ser utilizadas ou alteradas.
2. Clique em + nova conta para incluir uma nova conta financeira.

É interessante cadastrar cada conta por onde o valor passa, como se fossem portadores, assim terá um controle preciso de quanto realmente você tem em cada lugar.

Importante! Separar cartão de crédito e débito

No Sispet existe o campo “forma” com a opção “cartão”, mas para separar “crédito” de “débito” você deve cadastrar como “conta financeira”. Assim conseguirá estipular as taxas de cada máquina.

Exemplo: Na venda escolhe forma: cartão, conta: crédito ou forma: cartão: conta: débito. Ou seja, sempre escolhe no campo “forma” a opção”cartão”, independente se é crédito ou débito e assim que incluir o pagamento, escolha no campo “conta” a opção desejada.

Se quer já descontar as taxas de máquinas de cartão nos recebimentos

Para os recebimentos da Agenda e das Vendas do Frente de Caixa que são pagos com cartão, provavelmente são descontadas as taxas da operadora, compensando em sua conta só o valor líquido. Então, no cadastro de cada conta, já preencha o valor da taxa em % e/ou em R$. Lembre de cadastrar uma conta financeira para cada bandeira/ taxa diferente e oriente os usuários a selecionarem a conta correta para que seu financeiro fique correto.

Você também pode informar o saldo inicial da conta, este será contabilizado nos indicadores “saldo atual”.


Exemplo na prática:


– João é um atendente de balcão e responsável pela Conta financeira “Gaveta do caixa 01”
– Maria é outra atendente de balcão e responsável pela conta “Gaveta do caixa 02”
– Pedro é gerente da loja e responsável pelas contas “Cofre” e “Pasta de cheques”
– Ana é dona da empresa e responsável pelas contas “Banco Itaú Empresarial” e “Cartão de crédito Itaú empresarial”

Então quando João faz o faturamento das suas vendas, seleciona a sua conta “Gaveta do caixa 01” nas formas de pagamento. Da mesma forma a Maria, que seleciona a sua conta “Gaveta do caixa 02”. Fazem isso porque são responsáveis por esses valores enquanto estão em sua posse.

No fim do dia, ambos entregam um malote para o Pedro, que deve fazer uma transferência desses valores totais para a sua conta “Cofre”. Os pagamentos em cheque podem ser transferidos da sua conta “Cofre” para a “Pasta de cheques” ou ao invés de transferir o total explicado acima, transferir a parte em cheques direto para a “Pasta de cheques”, como preferir.

No outro dia por segurança, Pedro resolve depositar uma parte do valor do Cofre na conta bancária da empresa, para não ficar com valores altos em mãos. Então ele realiza uma transferência do valor depositado da conta “Cofre” para a conta “Banco Itaú Empresarial”.

Ana, faz os lançamentos financeiros maiores e cuida do cartão de crédito da empresa, então praticamente todas suas despesas são lançadas da conta “Banco Itaú Empresarial”, pois é geralmente de lá que os valores saem.


O controle de cartão de crédito é feito separado, para ficar igual à fatura mensal, então ela lança cada despesa do cartão na conta “Cartão de crédito Itaú empresarial” como situação Aberto. Quando a fatura mensal chega, ela confere se os lançamentos batem e baixa como Pago. Isso vai deixar o saldo da conta cartão negativa.

Quando chegar pagar fatura, faz uma transferência do “Banco Itaú Empresarial” para a conta “Cartão de crédito Itaú empresarial” para cobrir o valor negativo.

Desta forma seu financeiro será sempre preciso e futuramente poderá obter qualquer informação anterior com clareza.