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Você sabe quanto cobrar dos seus clientes no seu banho e tosa?

Uma das partes mais difíceis de administrar o próprio negócio é decidir quanto cobrar. Caso coloque o preço de seus serviços muito alto, correrá o risco de perder seus clientes para a concorrência. Caso coloque um preço baixo demais você correrá o risco de ter potenciais clientes pensando que seu serviço é de qualidade inferior ou que você é inexperiente.

Você pode fazer vários cálculos e previsões mas no final das contas você acaba montando seu preço baseado em seus concorrentes. Isto não é totalmente errado, mas outros critérios precisam ser avaliados para formar o preço. Se o seu pet shop já existe há algum tempo você já tem uma base real dos seus custos, despesas administrativas, etc. Mas se for uma empresa nova, você sabe como calcular quanto gasta de água, luz, entre outras despesas? Não existe uma fórmula mágica para definir o preço dos serviços com exatidão. Você terá que ir alterando seu preço ao longo do tempo, à medida que ganhar experiência e ajustar seus serviços para acompanhar o mercado.

No entanto, com apenas três simples dicas esperamos te ajudar a determinar quando o valor é justo – tanto para você quanto para seus clientes.

A primeira dica é FAÇA SEU DEVER DE CASA

Conheça seus concorrentes – Além de compreender o quanto seus concorrentes estão cobrando, você também deve fazer uma pesquisa profunda sobre o que exatamente eles estão ofertando. Às vezes um negócio semelhante ao seu pode ter um nível muito diferente de qualidade no atendimento e nos serviços.

Depois de examinar o que os outros estão cobrando, você deve ter uma noção de preço para trabalhar.

A segunda dica é ENTREGUE MAIS DO QUE SUA CONCORRÊNCIA

Para que você possa determinar a margem de lucro dos sonhos considere seu nível de habilidade, sua experiência e sua reputação. Se você for para um preço mais elevado, lembre-se que você terá de explicar aos potenciais clientes o valor agregado que você (e só você!) tem para fornecer.

A terceira dica é QUANTO VOCÊ QUER GANHAR

Para isso você vai precisar determinar a sua margem de contribuição, colocando em termos mais simples, o preço deve ser calculado adicionando seus próprios custos ao lucro que você deseja ter:

PREÇO = CUSTO + MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Lembre-se que os custos incluem despesas administrativas e gerais, bem como quaisquer materiais que você necessite no projeto, a fim de fornecer o seu serviço. Vale lembrar que a lucratividade precisa ser justa, para que seus serviços tenham competitividade no mercado.

Vamos ver na prática?

Este é apenas um exemplo de como chegar ao preço do serviço atendendo uma média de 300 cães por mês no banho e tosa:

Aluguel 2010,00 / 300 = 6,70

Água 840,00 / 300 = 2,80

Luz 1470,00 / 300 = 4,90

Produtos 450,00 / 300 = 1,50

Acessórios 450,00 / 300 = 1,50

Folha de pagamento 4400,00 / 300 = 14,66

Impostos 750,00 / 300 = 2,50

Chegamos ao valor de custo por banho/tosa 34,50, lembrando que é apenas uma base sem levar em consideração tamanho, pelagem, comissões, gastos com taxidog, etc… Para a tosa não há adicional de produtos, mas como tempo é dinheiro então deve ser somado a este valor.

Custo 34,50

Margem de contribuição 30% = 10,35

Para calcular o preço usamos a seguinte fórmula:

PREÇO = CUSTO + MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

PREÇO = 34,50 + 10,35

PREÇO = 44,85

Esta é uma forma mais simples de precificar seu produto.

Ter dificuldades para estruturar os cálculos de precificação é normal, mas é preciso recorrer a informações e materiais para aprofundar seus conhecimentos e ter mais segurança.

Baixe a planilha de precificação disponível NESTE LINK.  Além disso, baixe a planilha do fluxo de caixa disponível NESTE LINK.

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