Como os pet shops de Curitiba e RMC estão se virando com o rodizio estabelecido pela Sanepar em consequência à forte estiagem que têm afetado os níveis dos reservatórios?
O Paraná sofre a maior seca registrada na história do estado trazendo consequências para a população, o meio ambiente e também para os banho e tosas da região.
O proprietário de pet shop Clesley conta como resolveu o problema do rodízio para não ficar sem água para seus atendimentos.
” No começo não tinhamos caixa d’agua, então no dia que faltava água tinhamos que desmarcar todos os atendimentos. Depois colocamos uma caixa d’agua mas ainda assim era muito pequena, então adaptamos 2 galões de água grandes interligados de 280 litros cada com a caixa d’agua e com uma bomba submersa para mandar a água para a caixa, aí nos deparamos com o problema da pressão, a água não tinha pressão para chegar à ducha, então colocamos um pressurizador na saída da caixa, hoje trabalhamos tranquilos mesmo nos dias em que falta água, disse ele.”
As barragens Iraí e Piraquara I e II, localizados na beira da Serra do Mar, correspondem a 60% do abastecimento de água em Curitiba e Região. Já o reservatório Passaúna corresponde a 20% enquanto o resto é de mananciais superficiais ou de poços.
A Sanepar diz que o reservatório Miringuava está em fase de construção e estuda um novo reservatório no Sul de Curitiba e a captação de água do Rio Capivari.