O que esperar do setor pet em 2023
Pensando em abrir um Pet Shop em 2023?
O mercado está de olho no crescimento do setor pet para 2023. O setor inspira pequenos negócios impulsiona criação de 8 mil pequenas empresas e consolida algumas gigantes do varejo.
Segundo uma pesquisa do IBGE, cerca de 48 milhões de domicílios têm cães ou gatos em casa.
Além disso, 25% dos lares têm dois pets, enquanto 15% têm quatro ou mais pets em suas casas! A pesquisa constatou que os cachorros são o animal mais popular no Brasil, com 75% dos domicílios com um ou mais deles, já os gatos ficaram em segundo lugar com 40%, e logo após as aves com 11%.
De acordo com estimativas do Instituto Pet Brasil (IPB), o setor pet de produtos, serviços e comércio cresceria cerca de 14% até o final de 2022, elevando a receita total de R$ 51,7 bilhões do ano passado para R$ 58 ,9 bilhões. A projeção foi feita considerando o desempenho do ramo no primeiro trimestre deste ano.
Banho e tosa
Entre os serviços prestados por pet shops, o banho e tosa ocupa posição de destaque seguido pelos serviços de veterinária e eco-friendly, seja pelo potencial de rentabilidade que proporciona, ou por atrair clientes habituais para a loja, criando recorrentes oportunidades de venda de produtos e serviços adicionais. Por outro lado, existem os desafios. Entre eles, a necessidade de conquistar novos clientes e de mantê-losem ambiente de intensa concorrência e que está em permanente mudança. Há também a necessidade de contar com um time de profissionais habilitados, capaz de satisfazer uma clientela cada vez mais exigente e ter um controle de agenda eficiente.
Serviços móveis
Serviços móveis onde o serviço vai até o animal também teve crescimento em 2022 e se torna uma tendencia para 2023. Muitas empresas deste ramo têm investido na prestação destes serviços para a comodidade de ambos os clientes (tutor e pet).
Pet shops que funcionam como clínicas veterinárias oferecem consultas de rotina sob o mesmo esquema de “delivery”.
Alimentação Natural
A nutrição natural tambem está ganhando popularidade entre cada vez mais pessoas. É uma opção mais saudável para alimentar seus pets, tornando-se uma boa escolha para sua nutrição.
Em termos de nutrição natural, no entanto, isso não significa deixar as sobras da sua refeição para o cão ou gato. Dada a necessidade de uma alimentação muito equilibrada, esta é uma corrente que exige muita responsabilidade e acompanhamento de um veterinário
Hospedagem
Há uma série de razões pelas quais um tutor precisaria de alguém para cuidar de seus bichinhos por um determinado período de tempo. Logo, fornecer o serviço de hospedagem em seu pet shop pode ser uma boa ideia, visto que cada dia mais cresce a demanda por esse tipo de serviço.
Inovação e tecnologia
Sustentabilidade e eficiência estão relacionadas. Nesse caso, a tecnologia conta com um papel crucial para garantir mais agilidade e segurança ao pet e seus tutores. Coleiras inteligentes e chips para identificação já existem no mundo de hoje.
Mas não para por aí; Ter um sistema eficiente para fazer uma gestão correta do negócio elimina varios gargalos financeiros.
Pesquisas apontam que no Brasil seis em cada dez empresas passam por dificuldades financeiras e fecham antes de completar cinco anos de atividade. E em grande parte dos casos, os problemas começam com gargalos financeiros que interferem na sustentabilidade da empresa.
É comum que a falta de um controle efetivo, que avalie de forma cotidiana riscos e oportunidades, atrapalhe até mesmo empresas em boas condições financeiras. Para manter sempre a empresa com uma boa saúde contábil é preciso aproveitar todas as oportunidades que reduzam despesas ou aumentem os lucros.
Isso quer dizer que as empresas também devem se valer de oportunidades para reduzir despesas, ampliar os negócios, investir ou, simplesmente, melhorar a eficiência das suas operações.
Por fim, o que você achou deste conteúdo? Espero ter sido útil pra você.