Autocontrole, empatia e outras habilidades de inteligência emocional podem deixar profissionais de banho e tosa, pets e tutores mais felizes.
Quem vê um pet recém-saído do banho e tosa normalmente nem imagina o desafio que é deixá-lo limpo, tosado e perfumado. Por trás do trabalho aparentemente simples, há uma série de cuidados a serem tomados para que pet, tutor e profissional saiam felizes.
E é muito mais fácil tomar esses cuidados quando se tem inteligência emocional.
Menos estresse, mais afeto
No processo de banho e tosa, existem diversos fatores que podem estressar o pet. Os mais comuns são:
- O barulho do ambiente;
- A ausência do tutor;
- A duração do processo;
- O banho e a secagem;
- A tosa propriamente dita;
- O perfume e os adereços.
Falando desse jeito, parece até que é uma experiência inevitavelmente estressante. Mas isso não é verdade: com os devidos cuidados, banho e tosa podem, sim, ser algo confortável e prazeroso para o pet.
O bom profissional de banho e tosa sabe como se comunicar com o pet, captando seus sinais e respondendo de maneira apropriada. Isso, porém, demanda empatia, sensibilidade e confiança.
Demanda inteligência emocional.
Um diálogo sem palavras
Mas o que é essa “inteligência emocional” de que tanto falam?
Basicamente, é a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções, e com as emoções dos outros, de maneira produtiva e inteligente. No caso do banho e tosa, o “outro” normalmente é um pet.
Quem tem (ou lida com) animais de estimação sabe que eles podem dizer muita coisa por meio de posturas, olhares e sons. É preciso saber se o animal está sentindo medo, ansiedade, desconforto, tristeza, raiva… e, com paciência e habilidade, diminuir ao máximo essas emoções negativas.
Isso fica mais fácil quando se tem inteligência emocional, pois você consegue compreender o pet e lidar melhor com ele.
Autocontrole e empatia são dois ingredientes fundamentais aqui. Afinal, se o próprio profissional está nervoso ou ansioso, vai acabar influenciando negativamente o pet. Por outro lado, se mantiver a compostura e transmitir emoções positivas, tem grandes chances de deixar o pet feliz e relaxado durante o procedimento.
Às vezes, bastam gestos simples, como acariciar o bichinho, falar com delicadeza, reduzir os barulhos do ambiente. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma pausa de alguns minutos (bom tanto para o pet como para o profissional).
O importante é que o procedimento não seja apenas eficaz, mas também agradável.
Outros fatores
Naturalmente, o profissional de banho e tosa não lida apenas com o pet. Há também o tutor e (se trabalha em uma empresa) os colegas.
Os princípios da inteligência emocional valem aqui também. Autoconhecimento, autocontrole, empatia e habilidades sociais ajudam a tornar essas relações melhores e mais produtivas para todos. Falamos sobre isso em outro artigo aqui no blog.
Praticando os princípios da inteligência emocional, você não apenas deixará seus clientes (animais e humanos) satisfeitos: vai ter uma qualidade de vida muito maior.
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