Questões ambientais e sociais, assinaturas de produtos e serviços, e-commerces: conheça as melhores oportunidades para se destacar na indústria pet
A indústria pet está em alta – e para se destacar nela, é bom ficar de olho nas tendências que podem ser aproveitadas no seu negócio. Seja ele um pet shop, um salão de banho e tosa, um hotel pet ou outro tipo de empreendimento da área, é importante se manter atualizado com relação ao mercado.
Continue a leitura e conheça as principais tendências em alta na indústria pet.
O consumidor mais consciente
Questões ambientais e sociais estão especialmente em voga no debate público mundial, e isso impacta as exigências dos consumidores de produtos ligados a pets.
Antigamente, o que mais importava era o equilíbrio entre preço e qualidade. Hoje, cada vez mais consumidores, na hora da compra, questionam coisas como:
- A procedência dos ingredientes/componentes;
- Os impactos ambientais do produto (na produção, na distribuição, no uso e no descarte);
- A realização de testes em animais;
- A presença de ingredientes ou componentes de origem animal;
- O porte das empresas ligadas à produção.
Produtos cruelty-free (que não realizam testes que provocam sofrimentos em animais), orgânicos, veganos, ecológicos e/ou produzidos por empresas de pequeno porte ganham a preferência de consumidores classificados como “conscientes”.
Vale a pena realizar pesquisas com seu público para descobrir qual parcela dele valoriza essas características – e se faz sentido, para o seu negócio, investir em produtos desse tipo.
Assinaturas de produtos e serviços
Os humanos já desfrutam há muitos anos de assinaturas de produtos. Caixas entregues periodicamente no conforto de casa fazem sucesso nos mais diversos segmentos (de bebidas e culinária a entretenimento e saúde).
Agora é a vez dos pets.
Há empresas oferecendo entregas regulares de ração, remédios (como antiparasitários, por exemplo), brinquedos e petiscos, no formato de assinatura. Pode servir também para serviços, em que o cliente paga um valor mensal por banhos, períodos de creche e sessões de adestramento – algo que fica muito mais fácil quando se conta com um ótimo sistema de gerenciamento.
Há um grande potencial de fidelização nesse tipo de oferta.
E-commerces
O boom do digital, acelerado pela pandemia, também engloba a indústria pet.
Muitas empresas que operavam apenas localmente tiveram de abraçar o digital para sobreviver – e não abandonaram este mercado mesmo com o fim do isolamento social.
Naturalmente, não é algo que possa ser feito de maneira leviana.
Usabilidade e estabilidade da plataforma de e-commerce, agilidade nas entregas, variedade de produtos, competitividade nos preços e tantas outras questões devem estar sempre no radar dos gestores.
O digital dá acesso a um público que antes não se conseguia atingir localmente, mas também exige que a empresa se torne mais competitiva.
Mais pets nos lares
Outra consequência da pandemia foi o crescimento no número de lares com pets.
Pode ter certeza de que animais de estimação ajudaram milhões de pessoas a lidar com o isolamento social e tornaram o home office mais agradável.
Um aumento no número de pets e também na disposição de seus tutores a lhes dar melhores cuidados traz, naturalmente, mais oportunidades para as empresas da indústria pet. Considere a possibilidade de investir em serviços/produtos premium para oferecer ao seu público.
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Referências:
Crédito da imagem: Freepik