Vale a pena vender ração no meu pet shop?
Vender ração nos pet shops faz parte de um nicho de mercado que têm se destacado mesmo com um cenário econômico desfavorável. O motivo? O Brasil é considerado o 4º país no mundo inteiro com o maior número de animais de estimação, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Existem hoje nas residências do país aproximadamente 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos de estimação, gerando renda para o setor e crescimento no mercado de serviços e produtos para os pets.
Pra valer a pena vender ração no seu pet shop você precisa ter uma administração feita da maneira correta.
É importante fazer uma análise minuciosa da loja de ração e de como ela deve trabalhar para proporcionar os melhores resultados possíveis. Quanto mais tempo for gasto nessa análise e quanto mais assertiva ela for, melhor tende a ser sua resolução para vender ração. Por isso, existem vários pontos a se considerar como a margem de lucro, o distribuidor, a quantidade que você vai comprar as ações de marketing e por fim, um sistema que controla seu estoque.
Como montar uma loja para vender ração?
Por se tratar de um empreendimento que não exige um alto custo de investimento e operação, alguns fatores são fundamentais para começar uma loja de ração animal e se destacar da concorrência. Com o mercado aquecido, é preciso buscar alternativas para oferecer diferenciais que ainda não tenham sido explorados por outras empresas do segmento.
Para auxiliar o desenvolvimento de estratégias para abrir o seu negócio, o Sebrae/SC disponibiliza uma ferramenta gratuita para elaboração de um Plano de Negócio. Com ela é possível estruturar suas ideias e prever quais os principais desafios a serem enfrentados antes e depois da abertura do empreendimento.
A seguir, apresentamos alguns elementos essenciais e os primeiros passos para abrir uma loja de ração para animais:
1. Onde abrir
Uma loja de rações deve estar situada em regiões centrais, com alta movimentação de pessoas durante o horário comercial. É necessário avaliar com atenção, pois esse fator pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Considere lugares onde as pessoas costumam ir para comprar produtos. Geralmente próximo a:
- centros comerciais;
- shoppings;
- supermercados;
- feiras de produtos ou artesanato;
- avenidas ou ruas principais.
Verifique também se há concorrência na região e quais serviços podem ser ofertados para diferenciar o seu empreendimento.
Dica: apesar do custo imobiliário mais elevado, esses locais costumam gerar um excelente retorno quanto ao investimento e reconhecimento da marca. Além disso, determinar onde será aberta a loja de ração indica qual o perfil do público que a empresa deseja atingir. Isso contribui na decisão de valores a serem praticados, além dos tipos de produtos que serão oferecidos na loja.
Caso o foco do empreendimento seja apenas produtos importados, por exemplo, uma boa alternativa é abrir a loja em bairros estratégicos, onde o público tenha um poder aquisitivo mais elevado. Lembrando que é preciso estar atento às tarifas de importação e demais impostos para a comercialização de produtos internacionais.
As regiões mais afastadas dos centros urbanos também podem ser uma boa alternativa, caso não haja outros negócios do segmento na região. Neste caso, é possível praticar preços mais atrativos e criar maior aproximação com o público local. Promoções e outros benefícios podem ser boas ações para conquistar a fidelidade dos clientes.
2. Quanto e como investir?
O valor do investimento inicial em seu negócio dependerá do tamanho e estilo do estabelecimento, mas o custo com infraestrutura e equipamentos para uma loja de rações não costuma ser tão alto se comparado com lojas de outros setores. Os maiores gastos estão relacionados a aquisição de matéria prima, equipamentos, abertura e regularização da empresa, que pode girar em torno de R$ 6 mil. O Sebrae nacional dispõe de uma análise completa sobre custos para abertura de loja de animais e pet shops.
Algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o custo mensal com sua loja e evitar gastos desnecessários e prejuízos são:
- escolher planos de telefonia e internet promocionais e que atendam as necessidades do empreendedor;
- realizar a manutenção do estabelecimento para evitar gastos excessivos com água e luz;
- selecionar fornecedores e empresas de frete com custos mais baixos;
- fazer um seguro contra roubo ou acidentes em seu estabelecimento.
Além disso, você pode fazer, periodicamente, uma análise de custos da empresa. Avalie todos os custos e identifique aqueles que podem ser eliminados. Depois, crie uma política de redução e envolva todos os colaboradores. Isso vai ajudar a reduzir os custos e evitar desperdícios na empresa.
Como captar recursos para abertura do negócio?
Apesar de ser um modelo de negócio com investimento relativamente baixo, comparado com outros tipos de empresas, a abertura de uma loja de ração vai gerar custos que podem ser altos no início da atividade.
As empresas passam por períodos instáveis no início, pois precisam atrair clientes, conquistar sua confiança e fazer com que eles continuem comprando. Enquanto isso, os custos mensais do negócio devem ser pagos. Por isso, é importante ter uma reserva de dinheiro para a manutenção da empresa, até que ela comece a gerar vendas e lucro suficiente.
Além disso, há casos em que o empreendedor também não tem o investimento inicial. A solução é buscar linhas de crédito. O Sebrae não oferece nenhuma linha de crédito e não faz qualquer tipo de intermediação, apenas orienta sobre as opções disponíveis no mercado. Você deve se informar sobre as linhas de crédito que atendem sua cidade e quais são os requisitos para fazer a sua solicitação. Entre as possibilidades, você pode procurar uma instituição financeira, buscar um investidor-anjo, fazer sociedade etc.
No conteúdo Como conseguir dinheiro para abrir uma empresa? você encontrará informações sobre as linhas de crédito disponíveis para o estado de Santa Catarina e o que deve fazer para solicitar um investimento para o seu negócio.
3. Agregue valor ao seu negócio
Para uma empresa se consolidar no mercado é necessário que os clientes tenham uma boa experiência ao visitar a loja e adquirir seus produtos. Considere oferecer diferenciais como estacionamento ou entrega a domicílio, pois sacos de ração para animais podem ser pesados e difíceis de carregar. Além disso, é importante ter um cuidado especial com o atendimento. Faça treinamentos com seus colaboradores e crie um ambiente prazeroso tanto para os clientes quanto para sua equipe.
Ficou com alguma dúvida? Comente em nossas redes sociais e continue a acompanhar as publicações do nosso blog!
Fonte: SEBRAE
One Comment on “Vender Ração no meu Pet shop vale a pena?”
Paulo
28/05/2021 em 13:13Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!