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10 insights para você ter mais resultados com a sua clínica veterinária

Foto de uma funcionária de clínica veterinária segurando um cachorrinho no colo

Existem dois tipos de oportunidade para você aumentar o faturamento e a lucratividade da sua clínica. Vamos falar sobre ambos

 

Que gestor não gostaria de ter mais clientes, mais lucro, mais faturamento e uma melhora na reputação da sua clínica veterinária? O desejo existe. Mas aí entra a questão: como conquistar tudo isso? Há duas abordagens possíveis (e complementares): corrigir falhas e adotar boas inovações.

Vamos falar sobre as duas – e ajudar você a melhorar seus resultados.

1ª Abordagem: Correção de problemas

Boa parte dos erros mais comuns brota da falta de conhecimento sobre administração por parte dos gestores. E cada problema dá origem a outros, como numa cascata:

  • Administração ineficiente -> Desequilíbrio financeiro -> Falta de manutenção da estrutura -> Má experiência de atendimento -> Insatisfação dos clientes -> Má reputação -> Perda de clientes

Também entram nessa lista a falta de um planejamento de marketing e vendas eficiente, o armazenamento inadequado de informações e a má gestão de tempo.

E não se trata de apontar o dedo e jogar a culpa em ninguém. Até porque muitas clínicas são geridas por veterinários que também fazem atendimento e têm o tempo escasso. Além disso, mesmo gestores dedicados também estão sujeitos à falta de conhecimento administrativo ou a cometer os erros citados.

Como dar conta de tudo?

Com o apoio de três elementos: Pessoas, Processos e Ferramentas.

Pessoas

Sobrecarga e desconhecimento são dois problemas que podem ser solucionados (ou, pelo menos, amenizados) com a ajuda de outras pessoas.

Considere a possibilidade de ampliar a equipe administrativa trazendo especialistas para cuidar da gestão financeira e do marketing – duas áreas críticas que infelizmente acabam negligenciadas em muitas clínicas.

Se não tiver condições de contratar mais gente, lembre que existe a opção de capacitar ainda mais as pessoas que já fazem parte da equipe. A oferta de treinamentos especializados para essas áreas cresceu muito nos últimos anos, especialmente na internet.

Processos

Da mesma forma que outros tipos de empresa, as clínicas veterinárias demandam um acompanhamento constante de métricas de negócio.

Sejam gastos, faturamento, lucratividade, reputação ou eficiência, essas métricas oferecem insights valiosos para corrigir falhas e implantar melhorias… quando são analisadas periodicamente, claro.

É o tipo de processo que, infelizmente, tende a ficar em segundo plano. Por outro lado, os gestores que dão a devida prioridade a esse acompanhamento ganham mais clareza a respeito de como melhorar a clínica.

Outros processos que merecem destaque são: manter-se atualizado em relação a inovações técnicas na área; organizar periodicamente os dados dos clientes; acompanhar o estoque para evitar falta de materiais ou desperdício por conta da validade.

Ferramentas

Para que o processo de acompanhamento de métricas seja simples, e não uma empreitada, elas devem estar devidamente organizadas.

Uma boa ferramenta é aquela que, ao mesmo tempo, é útil e fácil de usar. Compila as informações de que você precisa, e permite que elas sejam acessadas com apenas alguns cliques. Mantém os dados organizados e, também, seguros.

Se você quer simplificar a gestão da sua clínica, é só clicar aqui.

2ª Abordagem: Inovação inteligente

Chegou a hora de falar sobre o segundo tipo de oportunidade, que mencionamos no começo do artigo: as boas inovações.

Corrigir falhas e prestar um bom serviço vai ajudar a sua clínica a estar acima da média. Agora, para se destacar pra valer, você pode:

  • Promover uma experiência sensorial relaxante: Manter a clínica limpa e organizada é o básico. Com uma aromaterapia suave, música tranquila e uma decoração que acalme tanto humanos como animais, você terá clientes mais satisfeitos;
  • Tornar sua clínica mais ecológica: Adote produtos de limpeza ecológicos, reduza o desperdício de recursos como água e papel, e desenvolva um programa de reciclagem de medicamentos. Ajudar o meio ambiente é o principal, e o fortalecimento da marca é consequência;
  • Fazer um atendimento personalizado: Na correria diária, muitas clínicas oferecem apenas o atendimento padrão, como se os clientes fossem todos iguais. Se você tiver um sistema em que os dados (como histórico do animal, o aniversário dele e o do tutor, o contato do tutor) estejam organizados e acessíveis, é possível ir além. Mensagens de aniversário, lembretes de consultas ou mesmo um simples contato perguntando como está o bichinho aprofundam o relacionamento com o cliente;
  • Oferecer teleatendimento para acompanhamento: Não são raros os casos que são solucionados em consultas de poucos minutos. Por que não implementar um canal de teleatendimento para esse tipo de situação? Às vezes, o tutor apenas precisa tirar dúvidas ou dar um retorno sobre os resultados de um tratamento. Com a telemedicina, é possível economizar tempo (tanto do veterinário como do cliente) e tornar os cuidados mais acessíveis;
  • Promover aulas e workshops: Existem muitos temas que podem melhorar a vida dos tutores e de seus animais – como primeiros-socorros para animais de estimação, treinamento básico de obediência ou cuidados dentários. Oferecer aulas e workshops gratuitos ou de baixo custo pode atrair pessoas para a clínica e ainda melhorar a qualidade de vida dos clientes;
  • Estabelecer parcerias locais: Outras empresas que também atendem donos de animais (como pet shops, lojas de produtos naturais, banho e tosa etc.) podem ser excelentes parceiros para a sua clínica – e vice-versa. Como os serviços são diferentes, e o público é compatível, é possível promover os serviços uns dos outros e crescer juntos.

 

Unindo as duas abordagens, você levará sua clínica muito mais longe. E certamente ficará muito mais satisfeito com o trabalho!

 

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[crédito da imagem: Freepik]

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