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Como criar um e-commerce para seu pet shop

Foto de uma tutora e seu cachorrinho no sofá, olhando um notebook com um e-commerce de pet shop aberto

Do nicho de atuação ao layout do site, há uma série de elementos que você deve escolher com atenção ao criar seu e-commerce.

 

A crescente digitalização atinge praticamente todos os mercados – e o de pet shop não fica de fora. Essa tendência levou muitos empreendedores que só atuavam localmente a se perguntar: “e se eu vendesse na internet também?“.

Você talvez seja uma dessas pessoas.

Se for o caso, você está no artigo certo, porque vamos te mostrar o melhor caminho para abrir um e-commerce para o seu pet shop.

Preparando o terreno virtual

Se você ainda não fez os preparativos iniciais para sua empresa, dê uma olhada na parte final do artigo. Lá nós damos as orientações essenciais para qualquer comércio, seja ele físico ou digital.

Agora, vamos partir do pressuposto de que você já definiu tudo e só precisa montar o e-commerce.

Existem dois aspectos cruciais para o sucesso de qualquer loja virtual: um bom layout e uma boa experiência de uso. De pouco adianta ter um site bonito mas difícil de navegar, ou um site com navegação fácil mas sem apelo algum.

Por isso, seja criterioso com a criação do site. É o mesmo raciocínio de ter uma loja física arrumada, em que o cliente tenha uma boa experiência e encontre facilmente o que procura.

Ao entrar no mundo do e-commerce, o empreendedor tem duas opções: criar sua própria loja, ou entrar em um marketplace (como Amazon e Mercado Livre).

Qual é o melhor? Você é quem irá julgar, ao comparar as vantagens e desvantagens de cada um:

Loja própria

Marketplace

Vantagens

Desvantagens

Vantagens

Desvantagens

Controle total sobre a experiência do cliente Maior investimento inicial + custos contínuos Alcance e visibilidade ampliados

Competição acirrada com os outros vendedores

Maior flexibilidade na construção da loja

Responsabilidade pela segurança e conformidade Estrutura de loja e fluxo de clientes já estabelecidos Regras e restrições estabelecidas pelo marketplace
Margem de lucro potencialmente maior Responsabilidade pela captação de clientes Credibilidade e confiança

Taxas e comissões

Relacionamento direto com os clientes

Manutenção e atualizações técnicas Acesso a uma base de clientes já existente

Menor controle sobre a experiência do cliente

Maior facilidade em escalar o negócio Menor alcance inicial Praticidade e facilidade de uso

Dependência em relação ao marketplace

Em linhas gerais, a loja própria oferece maior liberdade para o empreendedor, mas também exige maior responsabilidade e mais investimentos. Já o marketplace oferece uma estrutura mais estabelecida e simplifica as operações, mas tem menos flexibilidade e também uma concorrência interna.

Caso você decida ter um e-commerce próprio, vai precisar escolher uma plataforma. Felizmente, não faltam opções, com as mais diversas características e preços. As mais populares são:

É recomendável que você procure bons fornecedores (sejam agências ou profissionais freelancers) para criar o layout do site, tirar fotos dos produtos e garantir que todas as configurações estejam corretas.

6 recomendações para você se destacar

Seja em uma loja própria, seja em um marketplace, há boas práticas que vão ajudar você a ter mais sucesso com seu e-commerce:

  • Faça marketing de conteúdo: Oferecer conteúdos úteis e interessantes é uma ótima maneira de se conectar com o seu público. Você pode ter um blog com artigos sobre cuidados com animais, dicas de saúde, guias de raça etc. Isso ajuda a estabelecer a sua marca como autoridade, e pode atrair clientes em potencial quando seu conteúdo for compartilhado;
  • Considere nichos especializados: Em vez de tentar abranger uma grande variedade de produtos, você pode focar em algum segmento mais específico, como alimentos naturais, acessórios personalizados, produtos e cuidados especiais para determinadas raças. Com uma loja especializada, você não precisa concorrer diretamente com grandes marcas;
  • Crie programas de fidelidade e recompensas: Recompensar os clientes fiéis com benefícios como descontos exclusivos e brindes é uma ótima forma de mantê-los satisfeitos, e também de fidelizar novos clientes;
  • Faça parcerias estratégicas: Estabelecer parcerias com profissionais ligados à área do seu e-commerce (veterinários, especialistas em banho e tosa, adestradores) pode expandir seu alcance e visibilidade. Isso pode incluir co-marketing, sorteios conjuntos ou promoções exclusivas para quem acompanha esses profissionais;
  • Ofereça assinaturas e entregas recorrentes: Existem produtos e serviços que precisam ser comprados com recorrência (como alimentos, medicamentos, banho e tosa etc.). Ao oferecer assinaturas e compras recorrentes, você facilita a vida do cliente e tem mais chances de fidelizá-lo;
  • Tenha embalagens personalizadas: Dê uma atenção especial às embalagens dos seus produtos, para que a experiência de compra se torne ainda melhor. Considere também a possibilidade de usar embalagens sustentáveis, feitas com material reciclável ou biodegradável, que demonstrem o seu compromisso com a responsabilidade ambiental.

Unindo essas boas práticas àquilo que comentamos no começo do artigo (um bom layout + uma boa experiência de navegação), você terá muito mais chances de prosperar com seu e-commerce de pet shop!

Só não se esqueça dos fundamentos para o sucesso de qualquer negócio, que vamos explicar logo a seguir.

O tradicional também vale aqui

Boa parte das orientações básicas para lojas físicas se aplicam, também, aos negócios digitais:

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso conhecer o mercado em que você pretende atuar. Identifique o público-alvo, analise a concorrência e avalie as tendências do setor de pet shops.

Escolha bem o seu nicho

O mercado de pet shop é amplo e há muitos nichos para escolher. Você pode atuar, por exemplo, com produtos naturais para animais de estimação, brinquedos e acessórios de luxo, alimentos orgânicos, produtos personalizados… O que não é recomendado é tentar abarcar uma grande variedade, porque é difícil competir com lojas mais amplas e bem estabelecidas no mercado.

Escolha bem seus fornecedores e cuide do estoque

Estabeleça parcerias com fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade e cumpram os prazos de entrega. Problemas com fornecedores podem prejudicar seriamente seu negócio, fazendo com que sua empresa perca clientes e tenha a reputação manchada. Bons fornecedores, por outro lado, vão ajudar você a prosperar.

Cuide bem do atendimento

Um cliente mal atendido pode até comprar uma vez, mas dificilmente vai voltar – e muito menos recomendar sua loja. Com um bom atendimento, por outro lado, você conquista seus clientes e desenvolve uma reputação sólida. Seja qual for o canal (presencial, por telefone, por e-mail ou WhatsApp), cuide para que seus clientes sejam bem atendidos.

Invista em boas campanhas de marketing

Todo negócio, principalmente os novos, precisa atingir seu público-alvo e se tornar conhecido. Sem marketing, o crescimento é demorado e, no pior cenário, inviável. Boas campanhas, que aumentem o alcance da empresa e a frequência com que suas mensagens chegam ao público desejado, são cruciais.

Acompanhe as métricas do negócio

Analise periodicamente o desempenho da empresa – faturamento, lucratividade, eficiência, custos operacionais, reputação. Isso se torna muito mais fácil com o apoio de um sistema de gestão completo e intuitivo. Tendo clareza a respeito do desempenho, você tem mais condições de encontrar pontos de melhoria e evoluir seu negócio.

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Crédito da imagem: Freepik

Referências:

Shopify (https://www.shopify.com/br/blog/como-abrir-pet-shop-online)

Escola de E-commerce (https://www.escoladeecommerce.com/artigos/montar-loja-virtual-pet-shop/)

E-commerce de Sucesso (https://ecommercedesucesso.com.br/petshop-no-ecommerce/)

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