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Como lidar com clientes difíceis na sua clínica veterinária?

Foto com dois funcionários de uma clínica veterinária conversando

Ao longo dos anos, você irá atender clientes dos mais diversos tipos na sua clínica – uns fáceis de lidar, outros nem tanto. Em todos os casos, o melhor caminho é sempre manter o profissionalismo e ter paciência e empatia. Contudo, existem categorias de “clientes difíceis”, que demandam estratégias específicas para evitar mal-estar e oferecer o melhor atendimento possível.

Continue a leitura e descubra as melhores maneiras de lidar com clientes difíceis na sua clínica veterinária.

Obstáculos e suas soluções

Todo atendimento, seja qual for o serviço, vai gerar algum nível de estresse, e nem todo tutor consegue lidar bem com isso. Dependendo da pessoa, mesmo algo simples como uma aplicação de vacina pode gerar grande desconforto.

Procure sempre ter empatia e não levar os incômodos do atendimento para o lado pessoal. Muitos dos atritos acabam surgindo por causa de preocupação com o bem estar do pet.

Agora, falando em tipos específicos de clientes difíceis, podemos classificá-los de acordo com determinados traços predominantes de suas personalidades. E, para lidar bem com cada categoria, é preciso contrabalancear o traço negativo.

Raiva ou impaciência

No caso do “cliente estressado”, você vai precisar de uma dose extra de paciência. Não se deixe intimidar, e também não aja da mesma maneira que ele. Demonstre autoridade e assertividade, sem raiva ou ressentimento.

Pessimismo

O “cliente pessimista” tende sempre a achar que a situação é mais grave do que de fato é. Seja claro a respeito do diagnóstico do pet e das chances de sucesso dos tratamentos. Transmita segurança e otimismo – de maneira equilibrada, cuidado para não dar falsas esperanças em casos difíceis. Este tipo de cliente precisa de clareza a respeito da realidade.

Orgulho

Aqui estamos falando do “cliente sabe-tudo”, que sente que sabe mais do que os profissionais responsáveis por atender seu pet. Vale a pena esclarecer detalhes técnicos dos tratamentos, e demonstrar que sabe o que está fazendo. Isso vai dar autoridade a você e sua equipe, e também vai fazer o cliente se sentir seguro ao entender que o pet está sendo atendido por pessoas que têm conhecimento.

Avareza

O “cliente pão-duro” é aquele que tenta negociar tudo, de descontos no tratamento a brindes. Quando for viável, negocie, mas não a ponto de prejudicar a empresa. Brindes também são bem-vindos, dentro do razoável. Se necessário, descreva minuciosamente o tratamento, mencionando os custos envolvidos, para que ele entenda que o valor cobrado é justo.

Recomendações extras

Um atendimento considerado ruim pode prejudicar seriamente a reputação da sua clínica. Fique de olho nas redes sociais da empresa e em sites como o Reclame Aqui, onde os clientes registram sua insatisfação com os serviços prestados.

É muito importante responder a todos, sempre de maneira educada e profissional, solucionando as questões e demonstrando preocupação com a satisfação dos clientes. Em muitos casos, oferecer uma solução adequada pode reverter a impressão negativa do cliente, e até fidelizá-lo.

Mantenha a gestão da clínica em ordem (algo que se torna muito mais fácil quando se tem um sistema de gestão completo e intuitivo), capacite e dê apoio aos seus funcionários, e preze por uma boa comunicação com seus clientes.

Com essas boas práticas, a tendência é que sua clínica tenha cada vez mais clientes satisfeitos e bem atendidos!

Fique de olho aqui no blog da Sispet para mais conteúdos como este.

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