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Como montar um pet shop móvel?

Foto de uma mulher com um cachorro dentro de uma van

Ainda pouco usado no Brasil, este formato de pet shop traz comodidade aos clientes e grandes oportunidades para os empreendedores. Descubra por onde começar e como evitar as armadilhas mais comuns

 

Um pet shop sobre rodas. À primeira vista, a ideia pode parecer estranha. Mas uma análise simples já basta para evidenciar suas vantagens. Fica, porém, a dúvida: como montar um pet shop móvel? É o que você vai aprender neste artigo.

Flexibilidade, comodidade e novidade

Existem várias boas razões para você investir em um pet shop móvel. A primeira, naturalmente, é que existe demanda para esse tipo de serviço. Afinal, muitos donos de pet dariam preferência a uma empresa que oferecesse a comodidade do atendimento em casa.

Também é preciso lembrar dos bichinhos que ficam muito estressados quando precisam ser levados ao pet shop – seja por conta do deslocamento de carro, seja porque não gostam de ficar afastados de seus tutores por muito tempo. O pet shop móvel resolve essas duas questões em uma única tacada.

Da parte do empreendedor, uma das maiores vantagens é que o investimento inicial necessário é menor do que o de um pet shop tradicional. Os custos fixos também são menores, já que não é preciso lidar com aluguel, luz, IPTU etc.

Outro ponto interessante é que, como a prática é relativamente nova, este é um mercado ainda pouco explorado. Com uma concorrência menor, fica mais fácil se destacar.

Finalmente, há a flexibilidade territorial: com a possibilidade se deslocar, o pet shop móvel pode atender clientes de diversos bairros, e não apenas das imediações.

Por onde começar?

Podemos resumir os requisitos de um pet shop móvel em 5 itens:

  • Plano de negócio;
  • Veículo;
  • Adaptação do veículo;
  • Insumos e equipamentos;
  • Legalização.

Apesar do formato pouco convencional, o pet shop móvel é um empreendimento como tantos outros. Sendo assim, precisa estar fundamentado em um plano de negócio (que inclui coisas como o nome da empresa, a descrição dos serviços, o público-alvo, o detalhamento das operações etc.)

O segundo item é o próprio veículo, que pode ser uma van ou um furgão. Existem vários modelos no mercado, e cabe a você encontrar o melhor para o seu futuro pet shop móvel. Se for usado, lembre-se de olhar atentamente a documentação e o estado do veículo – não foque apenas no preço.

Naturalmente, o veículo terá que ser adaptado para ser usado como pet shop. É pouco provável que você encontre um pronto para uso, então terá que contratar uma empresa especializada para fazer a adaptação.

Para banho e tosa, seu veículo terá que ter uma banheira apropriada; uma mesa de tosa; jato de água com temperatura controlada; dois tanques de água (um para suja e um para limpa); secador; e um gerador de energia.

Da mesma forma que acontece com um convencional, o seu pet shop móvel precisa de uma bela fachada. Isso normalmente é feito com adesivagem ou envelopamento. Procure um bom designer para fazer a criação, e uma empresa especializada para executar o processo que vai fazer essa “transformação” do seu veículo.

Finalmente, lembre-se de formalizar o negócio e adquirir toda a documentação necessária para operar. Negligenciar isso pode prejudicar seriamente as operações.

Agora que você sabe como começar, é importante aprender a evitar as principais armadilhas.

Seis coisas para NÃO fazer

Existem 6 erros que muitos donos de pet shop móvel acabam cometendo:

Subestimar os custos: Embora sejam menores que os de um pet shop tradicional, é importante gerenciá-los com bastante cuidado. Além do investimento inicial para comprar equipamentos e preparar o veículo, é preciso lembrar dos gastos recorrentes, como insumos, manutenção de equipamentos, gasolina, seguro etc.

Não planejar rotas com eficiência: A pontualidade é crucial para o sucesso de um pet shop móvel, e ela depende de um bom planejamento de rotas. Se você não souber se deslocar com eficiência até a casa dos clientes, corre o risco de desperdiçar tempo e dinheiro, além de prejudicar a reputação do seu negócio;

Descuido com a higiene do veículo: A lógica é a mesma que a de um pet shop tradicional – a limpeza é indispensável. Quem se descuida passa uma má impressão aos clientes, e coloca em risco a saúde dos pets e também dos próprios colaboradores;

Marketing pouco efetivo: Muitos clientes em potencial nem sabem que esse tipo de empreendimento existe. Quem fizer uma divulgação melhor vai sair na frente – e, sem um bom marketing, seu negócio não vai conseguir decolar;

Descumprir regulamentações: Esse erro pode fazer com que sua empresa seja fechada. Para ficar por dentro das normas da sua cidade, consulte o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Vigilância Sanitária mais próximos;

Não investir em tecnologia: Um sistema de gestão ineficiente ou desatualizado pode dificultar a aquisição de clientes e o gerenciamento do negócio. Em contrapartida, um sistema completo, que ajude a gerenciar todos os aspectos da empresa (do financeiro à comunicação com os clientes) vai facilitar a sua vida e turbinar seus resultados.

 

Falamos de como começar e, também, sobre como não errar… Quer mais? Confira nosso artigo sobre como aumentar a lucratividade de um pet shop e sobre como ter um serviço de banho e tosa mais eficiente!

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Referências:

Fonte da imagem: Freepik

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