Close

Blog

Como softwares de gestão podem ajudar sua clínica veterinária

Só quem já gerenciou uma clínica veterinária sabe o grande desafio que é manter as coisas em ordem e, ainda por cima, em crescimento constante.

Sem o apoio de um bom software de gestão, a tendência é que o trabalho deixe de ser prazeroso e se torne cada vez mais difícil.

“Mas preciso mesmo de um software? Eu já dou conta do recado!”, algum leitor pode pensar.

Sem colocar em dúvida suas habilidades de gestão, podemos dizer com segurança: as coisas se tornam bem mais fáceis quando há uma tecnologia de qualidade à disposição.

Uma questão de tempo

Quanto mais uma clínica veterinária cresce, mais dados há para organizar: horários, prontuários, informações dos animais e de seus tutores, estoque, dados financeiros…

O volume de informações cresce e o tempo necessário para ordená-las, também. E todo o empreendimento depende, em essência, destas informações, que devem estar seguras e disponíveis sempre que necessário.

Agora, diga o que você prefere: ficar preenchendo incontáveis planilhas; ou ter um banco de dados unificado, organizado, em que é fácil inserir e resgatar os dados?

Aumentando a lucratividade

Podemos dizer que há duas grandes categorias de processos envolvidos na gestão da clínica veterinária: a da organização em si, e a do relacionamento com os clientes.

Um bom software de gestão ajuda você a lidar com ambas – e, com isso, ter mais lucratividade no empreendimento.

Organizando os dados que mencionamos na seção anterior, você terá muito mais facilidade na hora de analisar os processos e fluxos de trabalho da empresa.

Você vai poder, por exemplo:

  • Distribuir melhor as tarefas das suas equipes;
  • Identificar e eliminar gargalos de produtividade;
  • Ter mais rapidez nas atividades de gestão;
  • Manter o estoque organizado, evitando desperdício e falta de produtos;
  • Identificar serviços ou produtos pouco lucrativos, que devem ser substituídos.

Tudo isso, no fim das contas, se traduz em um aumento na lucratividade da clínica.

Em relação aos clientes, fica muito mais fácil elaborar ações de ganho e fidelização.

Estes são alguns exemplos:

  • Com a organização das informações sobre os animais e seus tutores, sua equipe consegue prestar um atendimento mais ágil e personalizado. Isso aumenta a fidelização;
  • Um bom software permite que você automatize o envio de lembretes para os clientes (avisando sobre consultas, vacinas, vermífugos etc.), diminuindo os esquecimentos (e os prejuízos que você tem quando algum cliente não comparece);
  • É possível criar ações promocionais para os aniversários dos pets ou de seus tutores e, com isso, fortalecer o relacionamento com a clínica;
  • Ao ter uma visão organizada das finanças, você sabe o quanto pode investir nas ações de marketing para atrair clientes. Sem essa clareza, é difícil saber o quanto destinar a promoções e campanhas;
  • Um software de gestão completo melhora a sua comunicação com os clientes, deixando-os mais satisfeitos e, também, propensos a indicar sua clínica veterinária.

 

Bom, agora ficou claro o quanto um software de gestão pode ajudar uma clínica veterinária em vários aspectos? Sim?

Então podemos perguntar: o que você está esperando para conhecer a plataforma perfeita para a SUA clínica? Clique aqui e saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco pelo WhatsApp