O mercado está de olho no crescimento do setor pet.
O setor bilionário que inspira pequenos negócios impulsiona criação de 8 mil pequenas empresas e consolida algumas gigantes do varejo.
Nos últimos dois anos, o crescimento do setor pet foi de 30% e hoje fatura 50 bilhões de reais, uma onda de crescimento como nunca antes no país consolidando o país como o sexto principal mercado pet no mundo.
Segundo a consultoria Euromonitor, o Brasil deve saltar seu faturamento nas vendas de produtos pet nos próximos anos, para 11 bilhões de dólares em 2026, alta de 70% sobre o volume atual de vendas. É uma expansão que supera até mesmo os atuais líderes do setor Estados Unidos e China.
O mercado pet não dá a mínima para a crises e segue em alta colocando o Brasil entre os principais países com produtos e serviços para animais de estimação.
Segundo um levantamento do Sebrae, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no mercado pet cresceu 46% no segundo semestre de 2021. O crescimento do setor pet também aconteceu entre as micro e pequenas empresas: o número de PMEs no setor cresceu 39% no mesmo período.
Em 2019, o número de PMEs no setor era de pouco mais de 77.000. Hoje, supera os 80.000. Já os MEIs saltaram de 60.359 em 2019 para mais de 65.000 em 2020.
Inspirado pelo crescimento do setor pet, o mercado se movimenta no desenvolvimento de novas criações para o setor como a Funerária para animais é nova aposta na expansão do mercado pet em Catanduva.
O novo negócio é recente, foi montado em outubro do ano passado com duas amigas, Silve Elena Serra Negra e Mari Emília Caumo. O trio divide as tarefas e a rotina no local.
Matias é agente funerário com formação na área e afirma que o estabelecimento é o único do ramo na região – os mais próximos estão em São José do Rio Preto, Araraquara, Araçatuba e Ribeirão Preto. Daí a aposta na expansão do projeto voltado à memória dos animais de estimação.
A Funerária Pet oferece convênio, que garantem descontos em veterinários e pet shops. Quando o animalzinho vai a óbito, há um espaço para rápida despedida. Depois, é feita a cremação, a partir de uma parceria com estabelecimento de São José do Rio Preto.