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Dicas de Eficiência para seu Negócio de Banho e Tosa

Foto de um cachorro preto sendo cuidado por uma profissional de banho e tosa

Executar bem os serviços de banho e tosa não é suficiente para fazer sucesso neste mercado. A competência, embora crucial, é apenas uma parte da empreitada – que envolve organização, eficiência, comunicação e atenção a oportunidades para se diferenciar.

Continue a leitura e descubra como ser um esteticista de animais mais eficiente e bem sucedido!

Os 3 Pilares

Existem três categorias (ou pilares) de habilidades em que você deve prestar atenção para evoluir no mercado: as Técnicas, as de Gestão e as chamadas “Soft Skills“.

✂️ Técnicas

As habilidades técnicas são aquelas ligadas diretamente à execução dos serviços.

É importante que você tenha um bom arsenal de técnicas de banho e tosa – e, com isso, seja capaz de atender pets com as mais variadas características (grandes, médios e pequenos; com pelagem curta, média ou longa). Conhecer vários tipos de tosa também vai te ajudar a cumprir o que os tutores pedem.

Mas não se acomode com o que já sabe: fique sempre de olho em cursos de capacitação e atualização e em notícias do mercado. Sempre há novas tendências, técnicas, equipamentos e produtos a conhecer.

⭐️ Soft skills

Saber se comunicar bem é essencial tanto para os profissionais autônomos quanto para aqueles que fazem parte de uma empresa.

Mesmo que o seu contato com os clientes normalmente seja breve, você sempre deve transmitir confiança e profissionalismo. Um atendimento ruim pode fazer com que o cliente nunca mais queira voltar…

Outra soft skill importante é a da paciência.

Nem todo pet (e nem todo tutor) vai ser fácil de lidar. Alguns vão ser mais difíceis de “domar”, e você precisa ter firmeza para conseguir manter o pet sob controle durante o banho e a tosa. Como é um trabalho recorrente (afinal, o pet precisa de cuidados periódicos), talvez você precise de algumas sessões até conquistar a confiança do pet.

Com firmeza e perseverança, você consegue.

👨🏻‍💻👩🏻‍💻 Gestão

Muitos profissionais se envolvem tanto com a execução dos trabalhos que acabam se esquecendo desta parte “organizacional”. Agenda, equipamentos, fluxo de caixa, estoque de suprimentos… Mesmo o mais habilidoso esteticista animal vai à falência se não tiver cuidado com a gestão do negócio.

É importante que você mantenha sua agenda organizada e equilibrada, de modo que não se sobrecarregue e nem atrase  os atendimentos. Se você ainda estiver começando, cronometre o tempo que leva para para executar cada trabalho e, com o tempo, vai conseguir dividir seus horários com mais precisão.

Por falar em trabalho, cuide bem do seu estoque e dos seus equipamentos. Imagine ter que cancelar um atendimento porque acabou o xampu ou porque a sua tesoura estragou e você não tem uma extra?

E não se esqueça das finanças. Quais são os seus custos operacionais? Quanto você deveria cobrar por cada serviço para poder ter lucro?

São muitas variáveis envolvidas… Ainda bem que existe um sistema de gestão prático, que reúne todas elas em um só lugar e é super intuitivo!

Como se diferenciar?

Desenvolver suas habilidades dos 3 pilares que mencionamos vai tornar você um profissional de banho e tosa acima da média. Mas ainda existem outras oportunidades para se diferenciar no mercado e superar a concorrência.

Gostar de animais, embora não seja um pré-requisito para a profissão, é um bom diferencial, que vai impactar tanto a sua performance como a sua satisfação com o trabalho. Vai ser mais fácil se conectar com os tutores e, claro, com os pets, além de diminuir o estresse nos atendimentos mais difíceis.

Outro bom diferencial envolve ter um olhar atento na hora de examinar o animal. Na hora do atendimento, examine atentamente a pele em busca de sinais de doença ou feridas, e informe o tutor se encontrar algo. Dependendo do caso, pode ser necessário encaminhar o pet para o veterinário.

Lembre-se também de avaliar bem o pêlo do animal. É muito volumoso? Talvez uma cauterização mensal ajude. Ressecado? Você pode indicar uma hidratação… Se você mesmo tiver as soluções para os problemas que encontrar, melhor. Se não tiver, talvez valha a pena estudar e expandir seu portfólio de serviços.

Falando em portfólio, tire (sempre com autorização, claro) fotos de antes e depois dos serviços. É uma das melhores maneiras de divulgar seu trabalho nas redes sociais e, também, de mostrar sua habilidade aos clientes e dar a eles a certeza de que seus pets estão em boas mãos.

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