VOCÊ SABIA QUE A DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO PET É A CHAVE DO SUCESSO?
A diferenciação no banho e tosa é o segredo do sucesso do seu negócio. E com mais de 100 mil estabelecimentos Pet no Brasil, é obrigatório se diferenciar do seu concorrente.
Hoje em dia não é mais diferencial bom atendimento, preço justo e instalações agradáveis. Isso já passou a ser obrigação e o mínimo que deve ser oferecido ao cliente para que ele tenha satisfação com seu trabalho e recomende para outras pessoas.
Os atuantes centrais do banho e tosa hoje são banhistas e tosadores. Profissões que as escolas colocam aos montes no mercado todos os dias, muitos deles inclusive com conhecimentos rasos e sem nenhuma profundidade sobre gestão, sobre finanças, sobre planejamento de carreira ou (auto)liderança. Os processos, atendimento, estrutura, logística são todos iguais. Muitas vezes são tão iguais que a única coisa que os diferencia é o preço. Onde deveria existir o principal elemento, aquele incopiável, que separasse o “joio do trigo” no mercado pet.
Para mudar isto o empresário (sim dono de banho e tosa é empresário) precisa do mínimo de conhecimento de gestão da sua empresa, além de capacitação na área de banho e tosa pra seus funcionários e para eles mesmos. Criar oportunidades para os funcionários ou parceiros contratados crescerem, fazer um planejamento estratégico
específico e entender quais melhorias são necessárias para que este negócio seja referência no mercado, naquilo em que ele é mais especializado e saindo de um nicho generalizado que oferece mais do mesmo.
Entendendo que esse setor precisa de mais especificidade para ter mais oportunidades de lucratividade e diferenciação no banho e tosa, quem atua diretamente neste setor precisa ser ESPECIALISTA naquilo que faz. Obter conhecimento sobre cada cosmético utilizado e os seus princípios ativos, como é a ação dele separado e em conjunto com outros da mesma linha, conhecer a história da marca de cosméticos e dos outros produtos que usa no banho e tosa, sobre raças, comportamento animal, sobre pele, pelo e relacionamento interpessoal. Esse aprendizado já fornece uma excelente base para ser especialista em algo. Indico também que sempre conversar com o cliente para fazer um processo com checklist e minimizar possíveis erros no atendimento faz toda a diferença no serviço prestado.
E quando o profissional se torna especialista, ele torna o negócio focado numa especialidade, seja em raças, nas necessidades de cada pet, no atendimento diferenciado, numa tosa diferente, etc. Ser especialista traz diferenciação no banho e tosa e tambem para o profissional que passa a ser muito valorizado no mercado por isto. Mas não esqueça: tudo tem o seu preço. Um profissional bem capacitado precisa saber o quanto quer investir de tempo e dinheiro neste aprimoramento.
Especialistas em empreendedorismo sempre estão focando os seus negócios em inovar, e para que você faça parte destes especialistas, existem vários tipos de inovação:
- intraempreendedorismo;
- inovar no modelo de negócio;
- inovação nos produtos;
- inovação em serviços
- intraempreendedorismo: é um tipo de inovação em um setor que possui alta competitividade, que é o caso dos pet shops, então o intraempreendedorismo é uma forma de inovar em algo que já está estabelecido, como os serviços de pet shop. Criar um serviço novo ou mudar algo essencial nos serviços já conhecidos;
- inovar no modelo de negócio: inovação no modelo de negócio é como mudar as estratégias de como gerar receita, como gerir a empresa e outros modos de gerenciar o seu negócio de forma inovadora para que os clientes sejam atraídos;
- inovação nos produtos: a inovação de produtos é bem óbvia em relação ao que você precisa fazer, desenvolver um produto novo e formalizá-lo em seu layout de forma atraente, provavelmente será inovador e chamativo para seus clientes se interessarem;
- inovação em serviços: inovar em serviços é necessário para atrair uma boa quantidade de clientes e fazer um bom marketing de sua empresa, tendo em vista que bons clientes indicarão os seus serviços para pessoas que ele conhece.
Essas dicas podem ser muito úteis para quem deseja inovar nos serviços de pet shop, trazer tecnologia, dar a oportunidade de adquirir outros tipos de clientes, é vital para que a saúde financeira de seu negócio melhore e se estabeleça dentro desse ramo de pet shop.
Fontes: Revista Banho e tosa, Johns Farms.