Close

26/01/2021

Equipamentos para banho e tosa

Quais são os equipamentos necessários para banho e tosa?

Principal fonte de lucro do seu Pet Shop, o Banho e Tosa, ou Centro de Estética é o lugar procurado pelas pessoas para lavar, secar e aparar periodicamente os pelos de seus cachorros e gatos.

Essa área requer muita atenção e foco no seu negócio. vale a pena investir em infra e profissionais. Além de respeitar as regras sanitárias e de segurança.

Os equipamentos básicos para montar sua área de banho e tosa são:

Soprador: Pré secagem do animal. É um jato de vento que remove a água e os pelos logo após o banho, pra ajudar no processo de secagem e economia de energia.

Secador: É ele que seca realmente o animal, tem que investir em equipamento que tenha boa ergonomia e seja de boa qualidade para não te deixar na mão, já que ele será utilizado intensamente.

Máquina de tosa: Assim como os secadores, elas também devem ser ergonômicas e duráveis, pois serão muito utilizadas. A tosa é seu cartão de visitas para os clientes, por isso os profissionais responsáveis por elas devem ser muito bons.

Lâminas de tosa de vários tamanhos: A numeração de cada lâmina é inversa, ou seja, quanto menor o número, maior a altura do corte. Cuide da limpeza diária da máquina e das lâminas. Invista também em adaptadores, lubrificantes e desinfetantes para elas.

Mesas de tosa: A mesa de tosa garante que o serviço seja realizado com segurança e qualidade. Alguns modelos têm regulagem de altura que facilita o trabalho para o profissional do banho e tosa.

Invista também em shampoo, talco, abrilhantador, além de lacinhos e gravatas para uma finalização diferenciada e fidelize seus clientes.

Agora atente para algumas regras técnicas. Consulte a resolução Nº 1069/2014 o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que recomenda que o espaço do seu banho e tosa seja separado do restante da loja e ofereça conforto para os animais. Com o mínimo de 2,70 de altura X 2,70 de largura. O escoamente da água deve ser feito diretamente na rede de esgoto, enquanto o tanque ou banheira precisam de uma caixa de sedimentação sem infiltrações. Já as instalações elétricas ou hidráulicas devem ser protegidas por calhas ou canaletas externas.

Além disso a área de banho e tosa devem ter piso, paredes e teto com superfícies impermeáveis e laváveis, sendo recomendado o uso de azulejos, pois são mais fáceis de limpar. O ambiente precisa ser ventilado e ter extintores de incêndio acessíveis.

Vale ressaltar que todos os equipamentos utilizados durante a prática devem apresentar boas condições de higiene e conservação, com manutenção comprovada.

Fontes: Sebrae, Conselho Federal de Medicina Veterinária, My Pet Brasil, Sucesso Pet.

26/01/2021

One Comment on “Equipamentos para banho e tosa

[…] os tópicos que devem integrar o manual: condições ambientais internas e externas (estrutura, equipamentos, manutenção, etc.); animais (identificação, plano de emergência); equipe (seleção, […]

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *