Close

Impressão digital dos cães não fica nas patas

Muitos acreditam que é só colocar a patinha do seu peludinho na tinta pra tirar um passaporte. Mas isso não é tão simples assim.

Nem sempre as impressões deles podem ser obtidas através das marcas presentes nas patas, como acontece com a gente.

Até é possível, mas muitos problemas fazem com que este método não seja utilizado. Primeiro porque não existe uma convenção que determine qual dos quatro membros do animal deve ser usado para obter a identificação digital. Outro problema é que os cães caminham sobre os dedos, que são as “almofadinhas” das patas, chamadas também de coxins. Isso faz com que as digitais mudem com o tempo.

Mas é possível tirar impressão digital dos cães?

Sim, os cães têm impressões digitais da mesma forma que os humanos. A diferença é que as impressões ficam no nariz. Por meio delas é possível identificar os pets. Cada animal possui uma padronagem diferente do outro, ou seja, não existe nenhum nariz no mundo igual.

Elas  funcionam da mesma forma que digitais humanas e podem ser utilizadas para encontrar animais perdidos ou até mesmo garantir o pedigree de um animal de raça. Essa região tem um desenho único para cada animal. “Aplica-se tinta no nariz, na área ao redor das narinas, que em geral é escura. Depois, é aplicado um papel mais rígido para gravar a impressão”, explica Francisco Javier Hernandez Blazquez, professor de anatomia veterinária da USP.

O Kennel Club canadense aceita impressões de nariz caninas desde 1938, muito antes do microchip, atualmente muito recomendado para segurança e identificação do animal.

Companhias estrangeiras consideraram implantar a impressão digital de nariz canino como técnica em hospitais veterinários e abrigos, porém há a questão logística e financeira no caminho, já que todos precisariam ter acesso a um banco de dados unificado que possibilitasse que as informações dos animais do país fossem disponíveis, fora equipamento certo para coletar a padronagem de cada cão.

Além dessa característica, os pets têm cerca de 25 vezes mais receptores olfativos que os humanos. Eles conseguem sentir odores em concentrações 100 de vezes menores do que nós, tendo um olfato excelente.

Interessante né?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Podemos te ajudar?

Mande um “Whats” para gente!
Preencha o formulário e inicie uma conversa.