Close

Pet Shop pode ser MEI?

Pouca gente sabe que o mercado brasileiro de Pet Shop é muito promissor, chegando ao 3º maior do mundo em 2020. Mas mesmo sem saber as estatísticas, é visível o crescimento dessa área, atraindo cada vez mais novos empreendedores para esse ramo.

Se você está pensando em entrar para o mercado de pets, a dica é começar sendo um Microempreendedor Individual (MEI). Sim, foi isso mesmo que você ouviu, o dono de pet shop pode ser MEI. Ainda é possível dispor de diversas vantagens sendo MEI, como benefícios do INSS (aposentadoria e auxilio maternidade) e contratação de um empregado, que terá sua carteira de trabalho devidamente assinada. Dessa forma, ele estará assegurado com direito a férias, benefícios e 13º salário.

Ter um CNPJ também te ajudará nas negociações, pois obterá descontos e prazos melhores junto aos fornecedores, sem falar na obtenção de empréstimos bancários, que será muito mais fácil de conseguir devido a sua comprovação de renda. Além disso, aderindo ao MEI você poderá emitir nota fiscal e ficar em dia com o fisco.

Desde 2009 mais de 5 milhões de pessoas já aderiram a formalização através do MEI, pois não há custos de abertura da empresa e ela também estará isenta de impostos federais. O valor pago é para a documentação e uma taxa mensal referente a prestação de serviços e comércio, que tem um custo relativamente baixo.

Existe uma Classificação Nacional de Atividade Econômicas (CNAE), que é um código de autorização da atividade através do MEI. No caso do segmento de pet shop, o código é 4789-0/04: ‘Comerciante de artigos e alimentos para animais de estimação (pet shop) independente (não inclui a venda de medicamentos)’. Além desse código, ainda é possível cadastrar mais 15 atividade secundárias, como por exemplo a de Cuidador(a) de Animais (pet sitter). A primeira ou a principal será a atividade que traz maior receita, maior retorno financeiro e as demais serão as secundárias.

Bem, já vimos que é uma excelente opção abrir um Pet Shop através do MEI. É um mercado em ascensão, que não para de evoluir, ideal para quem quer começar seu próprio negócio. Segundo uma matéria da folha UOL, o mercado de pet em 2020 aumentou em 13,5%, passando os 40 bilhões de faturamento. Já no ano de 2021, cresceu 27% e atingiu R$ 51,7 bilhões, e a estimativa para 2022 é que o setor cresça em torno de 7% e 9%, de acordo com a Abinpet. Este ano promete ser um ano muito bom para o ramo, mesmo com as crises.

Para verificar a tabela completa de atividades permitidas pelo MEI e como se tornar um usuário desse sistema, consulte no site ou baixe o aplicativo (https://meifacil.com/) e tire todas as suas dúvidas. Os textos são bem explicativos, aproveite!

A Sispet quer sempre o melhor para o seu cliente, trazendo informação útil e facilidades para o seu negócio. Consulte nossos serviços e se informe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Podemos te ajudar?

Mande um “Whats” para gente!
Preencha o formulário e inicie uma conversa.