Você quer melhorar o atendimento da sua clínica veterinária? Ganhar novos clientes, fidelizar os atuais e ter um faturamento ainda melhor? Então veio ao lugar certo.
Confira as dicas que separamos pra você.
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Padronize seu fluxo de atendimento 📏📐
Se tem uma coisa que pode tirar do sério até o cliente mais paciente do mundo é a demora no atendimento. Sem a devida padronização, mesmo procedimentos simples podem tomar mais tempo do que deveriam.
Você sabe dizer como é o fluxo de atendimento dos seus clientes? Quais são os canais de contato, qual membro da equipe cuida de cada etapa, e como as informações são registradas? Ter clareza a respeito disso é o primeiro passo para padronizar o atendimento e reduzir ao máximo a desorganização.
Com o fluxo desenhado, você pode passar para a etapa seguinte: a implementação.
Muitas empresas acabam se perdendo nessa parte do processo, porque contratam várias ferramentas e aplicativos que não conversam entre si. Ou tentam resolver tudo manualmente, usando planilhas e arquivos que levam uma vida para serem preenchidos e organizados.
Tudo fica mais fácil e rápido se você puder contar com o apoio de um bom sistema de gestão.
Uma plataforma que reúna todas as informações relevantes ao atendimento e as deixe acessíveis; que tenha ferramentas para organizar todo o fluxo de atendimento – desde o primeiro contato até o acompanhamento após a finalização.
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Ofereça atendimento personalizado ⭐️
A padronização dos processos ajuda a deixar tudo mais organizado e permite que você dê mais um passo nessa jornada de excelência: a oferta de um atendimento personalizado.
Cada pet e cada tutor são de um jeito. Têm uma história própria, têm preferências e necessidades. Você precisa ter em mãos todas as informações relevantes sobre eles, pra poder atendê-los da melhor maneira possível.
Isso inclui:
- Informações básicas de contato;
- Histórico veterinário;
- Atendimentos já realizados na clínica;
- Produtos mais comprados;
- Ficha detalhada de suas particularidades.
Esses dados devem estar devidamente organizados, de modo que a sua equipe possa acessá-los facilmente na hora do atendimento.
Ainda bem que existe um sistema de gestão que faz exatamente isso…
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Treine sua equipe 💪🏼
Lembra do fluxo de atendimento que explicamos na primeira dica? Não adianta nada estar com tudo definido se a sua equipe não estiver devidamente capacitada para executar esse atendimento.
Isso envolve, basicamente, dois aspectos: o prático e o humano.
O prático está ligado aos procedimentos em si – como e quando coletar informações, quem deve executar cada etapa do atendimento etc.
Já o aspecto humano envolve as muitas soft skills por trás de um bom atendimento: cordialidade, paciência, profissionalismo, empatia.
Sua equipe deve ser treinada nos dois aspectos para oferecer um atendimento de excelência, que seja eficiente e encante os clientes. Se um dos aspectos for negligenciado (um atendimento organizado mas frio, ou um atendimento gentil mas desorganizado), sua clínica vai sofrer – e seus clientes também.
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Busque feedbacks dos clientes 💬
Finalmente, para melhorar o atendimento da sua clínica veterinária você precisa ouvir aquela pessoa que é impactada diretamente por ele: seu cliente.
Nenhum atendimento é totalmente à prova de falhas, e sempre é possível evoluir. As opiniões dos clientes podem ser um excelente guia para encontrar erros e pontos de melhoria no seu atendimento.
O feedback pode vir de muitas formas:
- Em formulários de pesquisa que você envie ao cliente após o atendimento;
- Em comentários feitos espontaneamente pelos clientes nas suas redes sociais;
- Em uma conversa informal entre o cliente e um membro da equipe;
- Ou, na pior das hipóteses, pode vir em depoimentos em plataformas como o Reclame Aqui.
O importante é que, de alguma forma, você saiba ouvir seus clientes e descobrir o que acharam do atendimento. Com empatia e profissionalismo, você e sua equipe poderão tirar bons insights dessas opiniões.
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Crédito da imagem: Freepik
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