Close

Blog

4 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica veterinária

Foto de uma mulher segurando um cachorro da raça yorkshire enquanto conversa com um médico veterinário

Você quer melhorar o atendimento da sua clínica veterinária? Ganhar novos clientes, fidelizar os atuais e ter um faturamento ainda melhor? Então veio ao lugar certo.

Confira as dicas que separamos pra você.

  1. Padronize seu fluxo de atendimento 📏📐

Se tem uma coisa que pode tirar do sério até o cliente mais paciente do mundo é a demora no atendimento. Sem a devida padronização, mesmo procedimentos simples podem tomar mais tempo do que deveriam.

Você sabe dizer como é o fluxo de atendimento dos seus clientes? Quais são os canais de contato, qual membro da equipe cuida de cada etapa, e como as informações são registradas? Ter clareza a respeito disso é o primeiro passo para padronizar o atendimento e reduzir ao máximo a desorganização.

Com o fluxo desenhado, você pode passar para a etapa seguinte: a implementação.

Muitas empresas acabam se perdendo nessa parte do processo, porque contratam várias ferramentas e aplicativos que não conversam entre si. Ou tentam resolver tudo manualmente, usando planilhas e arquivos que levam uma vida para serem preenchidos e organizados.

Tudo fica mais fácil e rápido se você puder contar com o apoio de um bom sistema de gestão.

Uma plataforma que reúna todas as informações relevantes ao atendimento e as deixe acessíveis; que tenha ferramentas para organizar todo o fluxo de atendimento – desde o primeiro contato até o acompanhamento após a finalização.

Precisa de uma dessas? Então clica aqui.

  1. Ofereça atendimento personalizado ⭐️

A padronização dos processos ajuda a deixar tudo mais organizado e permite que você dê mais um passo nessa jornada de excelência: a oferta de um atendimento personalizado.

Cada pet e cada tutor são de um jeito. Têm uma história própria, têm preferências e necessidades. Você precisa ter em mãos todas as informações relevantes sobre eles, pra poder atendê-los da melhor maneira possível.

Isso inclui:

  • Informações básicas de contato;
  • Histórico veterinário;
  • Atendimentos já realizados na clínica;
  • Produtos mais comprados;
  • Ficha detalhada de suas particularidades.

Esses dados devem estar devidamente organizados, de modo que a sua equipe possa acessá-los facilmente na hora do atendimento.

Ainda bem que existe um sistema de gestão que faz exatamente isso…

  1. Treine sua equipe 💪🏼

Lembra do fluxo de atendimento que explicamos na primeira dica? Não adianta nada estar com tudo definido se a sua equipe não estiver devidamente capacitada para executar esse atendimento.

Isso envolve, basicamente, dois aspectos: o prático e o humano.

O prático está ligado aos procedimentos em si – como e quando coletar informações, quem deve executar cada etapa do atendimento etc.

Já o aspecto humano envolve as muitas soft skills por trás de um bom atendimento: cordialidade, paciência, profissionalismo, empatia.

Sua equipe deve ser treinada nos dois aspectos para oferecer um atendimento de excelência, que seja eficiente e encante os clientes. Se um dos aspectos for negligenciado (um atendimento organizado mas frio, ou um atendimento gentil mas desorganizado), sua clínica vai sofrer – e seus clientes também.

  1. Busque feedbacks dos clientes 💬

Finalmente, para melhorar o atendimento da sua clínica veterinária você precisa ouvir aquela pessoa que é impactada diretamente por ele: seu cliente.

Nenhum atendimento é totalmente à prova de falhas, e sempre é possível evoluir. As opiniões dos clientes podem ser um excelente guia para encontrar erros e pontos de melhoria no seu atendimento.

O feedback pode vir de muitas formas: 

  • Em formulários de pesquisa que você envie ao cliente após o atendimento;
  • Em comentários feitos espontaneamente pelos clientes nas suas redes sociais; 
  • Em uma conversa informal entre o cliente e um membro da equipe;
  • Ou, na pior das hipóteses, pode vir em depoimentos em plataformas como o Reclame Aqui.

O importante é que, de alguma forma, você saiba ouvir seus clientes e descobrir o que acharam do atendimento. Com empatia e profissionalismo, você e sua equipe poderão tirar bons insights dessas opiniões.

 

Gostou das dicas? Então fique de olho aqui no blog e nas redes sociais da Sispet para receber mais conteúdos como este!

Instagram

Facebook

YouTube

 

Crédito da imagem: Freepik

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco pelo WhatsApp