Para se destacar na concorrência, é preciso ir além do básico – e saber comunicar seus diferenciais aos clientes
A cada ano, a concorrência no ramo de banho e tosa só aumenta, e fica mais difícil se diferenciar. Para ganhar destaque, você vai precisar de criatividade, estratégia e ousadia. Confira nosso artigo ideias que vão te ajudar a ir além do básico e chamar a atenção dos clientes.
Saber se vender
A primeira coisa que você precisa entender é que não adianta oferecer serviços inovadores e tratá-los como algo banal. Não se trata apenas de lavar e aparar os pelos de um pet: banho e tosa dizem respeito a saúde, estética e bem-estar.
Uma boa tosa, por exemplo, pode ajudar a prevenir problemas de pele (como foliculite); já uma tosa mal feita pode causar irritações. Por um lado, os produtos adequados ao pelo ajudam a mantê-lo bonito e saudável; por outro, produtos inadequados ou de baixa qualidade podem tirar seu brilho e saúde.
Existem diversos tipos de pelos e padrões de corte, e oferecer um bom serviço exige conhecimento e habilidade. A maior parte dos donos não presta atenção nessas questões, e tende a achar que banho e tosa são coisas simples de fazer.
Cabe a você e sua equipe mostrarem o quanto estão preparados para cuidar bem dos pets, seja nos serviços básicos, seja nos serviços inovadores.
Apostando nas inovações
Existe uma série de serviços que chamam a atenção dos clientes e podem ajudar o seu Banho e Tosa a se destacar em meio à concorrência, como:
Trimming
“Aparar”, em tradução aproximada. É uma espécie de refinamento da tosa, feito em áreas específicas do corpo do pet para realçar o corte da pelagem e dar a forma, a aparência e a textura desejadas.
Pode ser feito, por exemplo, nas patas (cortando o excesso de pelos ao redor das almofadas), na cauda, nas orelhas. Há também o “trimming geral”, feito nos contornos da pelagem.
Handstripping
Não há um termo equivalente em português, mas handstripping seria algo como “remoção manual”. É a prática de remover os pelos mortos, que podem passar meses ou até anos presos no pet, escondidos debaixo da pelagem externa. Isso deve ser feito com calma, cuidado e habilidade para não machucar o bichinho e nem arrancar pelos saudáveis no processo.
É importante destacar que nem toda raça precisa de handstripping – o procedimento é indicado para aquelas que têm pelagem mais áspera e dura. É trabalhoso, mas os efeitos são notáveis: a pelagem fica mais bonita, saudável e e natural.
Tosa higiênica especial
A tosa higiênica é considerada um procedimento rotineiro, mas é possível ir além.
Alguns bichinhos são mais sensíveis do que outros, e a tosa convencional, mesmo quando bem executada, pode provocar alergias. Usando lâminas mais altas que o padrão, ou adotando tesouras e produtos especiais, você pode oferecer mais conforto ao pet.
Tosa bebê
Esse tipo de tosa tem um apelo muito especial, principalmente em cães pequenos, porque dão a eles aquele aspecto “bonitinho” de filhote – mesmo quando já são adultos ou mesmo idosos. O serviço é bastante procurado, mas nem todo Banho e Tosa tem condições de oferecer os resultados que os donos querem.
Não é uma tosa fácil de executar, e é importante que você e sua equipe tenham o conhecimento e os equipamentos necessários para fazer bem o serviço nos mais diversos tipos de raça.
Tosa asiática
Misturando tosa tradicional com um acabamento especial de trimming, a tosa asiática está em alta. Os pelos do corpo normalmente são aparados a máquina (com lâmina baixa), enquanto os do rosto são aparados com tesoura para deixar a cara arredondada, dando destaque especial aos olhos do bichinho.
É muito procurada por donos que gostam de colocar roupas e acessórios no pet, já que os pelos do corpo são deixados bem curtos.
Não se esqueça do banho
Falamos bastante sobre tosa, mas é claro que não podemos deixar de lado nem o banho e nem os demais cuidados com os pelos, como:
- Hidratação: Dependendo do caso, a hidratação é indispensável para manter a saúde dos pelos. Ela pode diminuir a formação de nós e também a quebra. Outro benefício é o aumento da elasticidade e do brilho;
- Coloração: Não é tão comum quanto em seres humanos – e, justamente por isso, é um serviço que se destaca. Dá para fazer mechas, desenhos, colorir o pelo inteiro… tudo, claro, sempre feito com produtos desenvolvidos especificamente para pets;
- Tonalização: Esse procedimento normalmente é feito junto com a hidratação, e ajuda a manter a característica típica da pelagem;
- Banho a seco: Especialmente indicado para aqueles pets que ficam muito desconfortáveis com a água. Dependendo do caso, pode ser necessário aplicar outros produtos também, para evitar efeitos indesejados, como desidratação do pelo;
- Banho terapêutico: Pode ser feito por orientação do veterinário, ou como forma de prevenir problemas dermatológicos usando produtos não medicamentosos. O foco maior é sempre o bem-estar do bichinho.
Agora que você já sabe como se diferenciar diante da concorrência, é hora de preparar o terreno – comprar produtos, fazer treinamentos, organizar processos… E tudo isso fica muito mais fácil quando você tem em mãos as principais informações do seu negócio.
Do fluxo de caixa ao estoque, passando pela agenda e pelos dados dos clientes, com um bom sistema você consegue gerenciar seu Banho e Tosa com tranquilidade e agilidade. Clique aqui e saiba mais.