por onde quer começar?

Estética / banho e tosa

qual o tipo de atendimento?

São atendimentos únicos onde o cliente paga no dia. 

São vários banhos pagos de uma só vez. Geralmente mensal, mas também pode ser para outros períodos como quinzenal, bimestral, etc.

Para realizar um atendimento avulso, veja:

como cadastrar um serviço avulso

1. Acesse menu > cadastros > serviços.

2. Clique em + novo serviço.

3. Na tela que abrir, preencha principalmente os campos:
 nome.
– preço de venda.
– categoria (cadastradas no menu > cadastros > categorias de serviços).
– setor que classifica com ícones diferentes na agenda.
– tempo de atendimento este campo é opcional e reflete diretamente no tamanho ocupado no calendário.

4. Preencha os demais campos que considerar necessários e salve.

Depois de cadastrar um serviço avulso no tópico anterior, veja:

realizar agendamento avulso

1. Acesse menu > super agenda > agendar
2. Selecione a data de check-in/ entrada

3. Selecione a opção avulso.
4. Selecione o cliente já cadastrado.
– Caso o cliente ainda não esteja cadastrado ou queira alterar os dados, clique aqui.
5. Caso queira, você pode selecionar o colaborador responsável pelo atendimento.
6. Na aba serviços selecione o serviço que você cadastrou e clique em salvar serviço.
7. Na aba pagamentos selecione a forma de pagamento e clique em salvar pagamento (Pode lançar o recebimento posteriormente).
💡Dica 1: Você pode incluir vários pagamentos em um mesmo agendamento, basta alterar o valor antes de incluir o primeiro.
8. Salve o agendamento.

💡Dica 2: Você pode repetir o agendamento escolhendo a qtde e frequência de atendimentos, ao lado da opção avulso do início.

Se o cliente ainda não for cadastrado, veja:

cadastrar o cliente pela agenda

Se você já estiver agendando e o cliente não estiver cadastrado, clique em + adicionar acima do campo cliente.

Agora se prefere ir direto ao cadastro de clientes, ambos caminhos chegam na mesma tela:

1. Acesse menu > cadastros > contatos

2. clique em + novo contato

3. Na aba dados pessoais, preencha principalmente:

Tipo de contato; Tipo de pessoa; Nome; Fone.

4. Na aba endereços,  adicione o cep, clique na Lupa para pesquisar, preencha o número e clique em salvar endereço.

5. Na aba pets, preencha principalmente:

Nome; Espécie; Gênero; Porte.

Preencha os demais campos que considerar necessários e salve.

Para realizar um atendimento de pacote, veja:

como cadastrar um serviço de pacote

1. Acesse menu > cadastros > serviços.

2. Clique em + novo serviço.

3. Na tela que abrir, preencha principalmente os campos:
nome do serviço para pacote utilize um nome fácil com a qtde total de agendamentos, exemplo “pacote 4 banhos pequeno porte”, assim é mais fácil diferenciar ao agendar.
– preço de venda para pacote, preencha o valor total do pacote (não o valor avulso por dia).
– categoria (cadastradas no menu > cadastros > categorias de serviços).
– setor que classifica com ícones diferentes na agenda.
– tempo de atendimento este campo é opcional e reflete diretamente no tamanho ocupado no calendário.

4. Preencha os demais campos que considerar necessários e salve.

Depois de cadastrar um serviço avulso no tópico anterior, veja:

realizar agendamento de pacote

1. Acesse menu > super agenda > agendar
2. Selecione a data de check-in/ entrada

3. Selecione a opção pacote.
4. Selecione o cliente já cadastrado.
– Caso o cliente ainda não esteja cadastrado ou queira alterar os dados, clique aqui.
5. Caso queira, você pode selecionar o colaborador que fará o serviço.
6. Na aba serviços selecione o serviço que você cadastrou e clique em salvar serviço.
7. Na aba pagamentos selecione a forma de pagamento e clique em salvar pagamento.
💡Dica: Você pode incluir vários pagamentos em um mesmo agendamento, basta alterar o valor antes de incluir o primeiro. 
8. Salve o agendamento.

Com o início dos agendamentos, será necessário começar acompanhar cada atendimento para realização dos serviços.

iniciar e acompanhar atendimentos

Visões de trabalho

💡Dica: No topo do menu super agenda, escolha a melhor visão de trabalho.

Impressões

Para iniciar o atendimento  você provavelmente precisará imprimir algumas coisas, exemplos: comanda de serviços, recibo, etc. 

1. Acesse menu > super agenda > agendamentos.
2. Clique para editar o agendamento desejado.

3. No botão imprimir escolha a opção desejada.

💡Dica: Estes botões salvam automaticamente qualquer alteração feita.

Avisos por whats e situações coloridas

💡Dica: Cada cor representa uma situação diferente do agendamento, em que estado se encontra a realização do serviço.

Para alterar a situação e avisar o cliente:

1. Clique para editar um agendamento.

2. Escolha a opção desejada no campo situação

3. Envie whats clicando no botão whats e escolhendo a opção por situação ou pacote.

Aqui, veremos o como fazer a abertura e fechamento de caixa de forma simplificada.

abertura e fechamento de caixa

Abertura de caixa

1. Acesse menu > vendas de produtos > frente de caixa

2. Clique em ações > abrir caixa, selecione a conta de origem (normalmente Malote/cofre) e o valor inicial de troco do dia.

Fechamento de caixa

No fim do dia, você deve fechar o caixa, clique em ações > fechar caixa, selecione a conta para onde irá o dinheiro, preencha o valor e confirme.
 
IMPORTANTE: Fechamento só mostra os totais que entraram na conta “caixa”.
Então para os pagamentos que você informar outra conta como “cartão crédito”, “cartão débito”, “banco itaú”, “pag seguro”, etc, vão direto para estas contas e não passam pelo caixa, portanto não são contabilizadas no total para fechamento.

É importante analisar a empresa para tomada de decisões assertiva

analisar a empresa

💡Dica: Analise o desempenho geral da empresa frequentemente.

 

1. Acesse menu > super agenda > indicadores gráficos.
2. Explore atentamente cada indicador 😉