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05. produtos

Há duas formas de cadastrar produtos atualmente no sispet e aqui explicaremos um pouco mais sobre as duas, vamos lá?

 

Cadastrar automaticamente (XML de compra) #

Primeiro, confira se o CNPJ da sua empresa é o mesmo das notas de compra.

Importante: Notas compradas com CPF não podem ser importadas automaticamente.

Acesse menu > configurações > unidades de negócio. Abra o cadastro da sua empresa e confira se o campo CNPJ está preenchido corretamente.

 

Como importar o XML de compra #

Acesse menu > estoque > ordens de compra.

Clique em Ações e na opção importar XML de compra.

Após importar a nota, ela ficará como estoque pendente, para que você faça a conferência de valores, validades e produtos.

Vamos fazer essa conferência juntos!

 

Edite a compra e na aba produtos:

1. Preencha o preço de venda do produto manualmente ou utilizando o campo markup (% de margem de lucro).

2. Verifique se a validade dos produtos está preenchida de forma correta, caso não esteja, clique nas duas flechinhas ao lado do nome do produto para editá-lo e ajuste a validade, após fazê-lo, clique em incluir produto.

Importante: O controle da validade só é possível em cada compra, para evitar furos e manter o histórico do mesmo.

Agora que você já precificou os produtos, na aba detalhes, altere o status/estoque para concluído, para que o seu estoque seja atualizado.

Salve e pronto!

Importante: Se o produto estiver como inativo em cadastro > produtos, ao importar a nota, ele não será reconhecido e um novo cadastro será feito, podendo parecer que foi duplicado se reativar o cadastro original. Produtos excluídos permanentemente serão cadastrados como novos ao importar nota de compra.

 

Cadastrar manualmente: #

Acesse menu > cadastros > produtos.

Clique em + novo produto para incluir.

Na tela que abrir, preencha na aba dados gerais principalmente os campos:

– nome

– preço de venda fixo

– categoria

– estoque mínimo (para alertá-lo de que precisa repor o estoque)

– quantidade automática na venda (para quando vender, já puxe automaticamente a quantidade)

– comissão padrão* (caso pague o mesmo valor de comissão para todos os vendedores)

 

Na aba fiscal preencha principalmente os campos:

– unidade comercial (UN, KG, GR, PC, etc…)

– NCM (verifique com seu contador)

– GTIN/EAN e GTIN/EAN TRIBUTÁRIO (código de barras do produto)

Dica: Se você utiliza leitor de código de barras, ao cadastrar o código no cadastro do produto, poderá bipá-lo em diferentes lugares do sistema!

Preencha os demais campos que considerar necessários e salve.

Se quiser estipular um preço mínimo de venda de cada produto, para que os vendedores não apliquem desconto além do permitido, preencha o campo desconto máximo.

 

Categoria de produtos #

Essa função é utilizada para que você possa filtrar pelo tipo de produto em cadastro, vendas, compras, estoque, etc, limitando as informações para que facilite a re-compra e tomada de decisões.

1. Acesse menu > cadastros > categorias de produtos.

2. Clique em + nova categoria preencha o nome da categoria e salve.

Pronto! Ela já estará disponível para seleção nos produtos e posteriormente gerar relatórios e gráficos

 

Ainda com duvidas? O Lutty te ajuda! #

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