Aqui é possível guardar pagamentos antecipados de clientes como crédito em seu cadastro para que possa ser consumido posteriormente.
Incluir crédito #
1. Acesse menu > cadastros > contatos;
2. Pesquise o cliente e clique para editar;
3. Dentro do cadastro do cliente, clique na aba créditos em R$;
4. Clique no botão + adicionar crédito;
5. Informe o valor que ficará “guardado”, a forma de pagamento e a conta, (se tiver conectado com um usuário operador de caixa, este valor será contabilizado no caixa aberto).
6. Salve e verá o valor atualizado no cadastro.
Nota: clientes que já utilizaram crédito antes, ao realizar pagamentos com valor maior, o sistema irá perguntar se deseja guardar o troco como crédito ou devolver em dinheiro.
Consumir crédito #
Quando o cliente possuir crédito, aparecerá uma mensagem no agendamento e nas vendas.
Também aparecerá um botão usar crédito na aba pagamento dessas telas.
Clicando neste botão, um desconto será aplicado no total a ser recebido.
Alternativa se seu plano não tiver este recurso #
Se seu plano não possui a funcionalidade “créditos de clientes”, você pode lançar o valor separadamente e anotar no cadastro do cliente seguindo estes passos:
1. Acesse menu > financeiro > receitas > nova receita.
2. Selecione o cliente.
3. Selecione situação “pago”.
4. Preencha as demais as informações da tela e salve.
5. Abra o cadastro do cliente na aba outros.
6. Anote no campo “notificações” que o cliente possui este valor em crédito e deve conceder como desconto na próxima venda.
Importante! Assim que conceder o desconto, volte no cadastro do cliente e apague a notificação para não aplicar desconto novamente por engano.